Gestores municipais de cultura de todas as regiões do estado participam, no dia 13 de novembro, da capacitação “Elaboração de Editais Culturais” promovida pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult). O encontro acontece a partir das 9h, na Sala Canafístula do Centro de Convenções de Arapiraca, no Lago da Perucaba, e será conduzido pelo superintendente de Economia Criativa, Fomento e Incentivo à Cultura, Wyllyson Santos.
Durante o encontro, serão abordados temas para o fortalecimento da gestão cultural nos municípios, como o planejamento e estruturação de chamadas públicas, critérios de avaliação e seleção de projetos e monitoramento e prestação de contas dos editais.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destacou a importância da capacitação como um passo estratégico para fortalecer as políticas culturais em todo o estado.
“Nosso compromisso é garantir que a cultura chegue de forma organizada e eficiente a todos os municípios. A formação continuada dos gestores é fundamental para que as políticas públicas sejam aplicadas com transparência, equidade e sensibilidade às realidades locais”, afirmou Mellina Freitas.
O superintendente Wyllyson Santos, responsável pela condução da atividade, reforçou que o objetivo é qualificar tecnicamente os gestores e ampliar a autonomia dos municípios na execução das políticas culturais.
“A elaboração de editais é uma das principais ferramentas de democratização do acesso aos recursos culturais. Essa capacitação vai ajudar os gestores a planejar, executar e acompanhar seus editais com mais segurança e eficiência, fortalecendo todo o sistema cultural alagoano”, explicou.
A capacitação faz parte das ações do Ciclo 2 da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Governo do Brasil, por meio do Ministério da Cultura, operacionalizada pelo Governo de Alagoas através da Secult por meio do Instituto Magna Mater.
As inscrições estão abertas em cuca.al.gov.br.
/Ascom Secult















