Vereador reforça transparência e combate à “indústria de multas” durante visita ao DMTT

O vereador David do Emprego (União Brasil) esteve no Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió para discutir as recentes denúncias que circularam nas redes sociais sobre uma suposta “indústria de multas” no município. O parlamentar conversou diretamente com o diretor-presidente do órgão, André Costa, e cobrou transparência sobre o tema, destacando que o debate precisa ser feito com base em dados concretos e responsabilidade pública.

Durante a reunião, o diretor-presidente foi enfático ao afirmar que não existe nenhum tipo de meta ou bonificação para agentes de trânsito que aplicam autuações. Segundo ele, o papel da fiscalização é garantir a segurança viária e a redução de acidentes, e não gerar arrecadação. “Essa história de que existe uma indústria de multas é uma mentira deslavada. Nenhum agente ganha comissão por multar. A única meta que eles têm é salvar vidas e reduzir sinistros no trânsito”. Diante da informação, o vereador informou que irá solicitar um relatório completo com os nomes dos agentes que mais aplicaram multas, os valores arrecadados e quanto cada um recebeu. “Esse documento será apresentado na Câmara Municipal para que a população tenha clareza total sobre o assunto”, afirmou o vereador.

André costa também destacou que, atualmente, a cada quatro recursos de multa apresentados, um é deferido, o que mostra que há abertura real para revisão dos casos e que o órgão analisa com seriedade as situações apresentadas pelos condutores. “Tem casos, por exemplo, em que o motorista comprova que estava em um atendimento médico de urgência. O DMTT tem sensibilidade para avaliar e cancelar essa autuação. Então, a narrativa de que ninguém consegue recorrer é falsa”.

O secretário também comentou sobre o aumento recente da arrecadação do DMTT, apontado por alguns como indício de uma política punitiva. Segundo ele, esse crescimento não está relacionado ao aumento de multas aplicadas, mas a mudanças legislativas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e à incorporação de novas responsabilidades de fiscalização pelos municípios, que antes cabiam ao Estado.

Durante a reunião, foi explicado que apenas 15% da frota de veículos da capital foi autuada ao longo do ano. Os demais 85% dos motoristas não receberam nenhuma infração.

Embora o foco da visita tenha sido a questão das multas, o vereador também ressaltou a importância de continuar avançando em políticas de mobilidade urbana e segurança viária. O diretor-presidente afirma que o órgão tem ampliado investimentos em transporte público, ciclovias, sinalização e educação no trânsito, buscando tornar a cidade mais acessível e segura para todos.

Entre as ações destacadas estão o Passe Livre Estudantil, a redução da passagem, o Domingo é Livre, a renovação da frota com mais de 120 ônibus com ar-condicionado, e a ampliação da malha cicloviária, que passou de menos de 30 para mais de 100 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas em Maceió.

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