Por Hemilly Souza
O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Alagoas (Sateal) convocou os profissionais dos Hospitais Santo Antônio e Médico Cirúrgico para uma reunião que definirá se as categorias irão aderir à greve por falta de pagamento de salários. A reunião está marcada para a próxima segunda-feira (17), às 14h, na sede do Sateal.
Na última quinta-feira (13), os trabalhadores do Hospital Veredas iniciaram uma paralisação por tempo indeterminado devido aos atrasos salariais. Os sindicatos denunciam que a administração do hospital não tem cumprido o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), mesmo após várias tentativas de negociação.
De acordo com Sateal, os profissionais dos Hospitais Santo Antônio e Médico Cirúrgico também estão enfrentando atrasos de salários e do pagamento do piso nacional da enfermagem. Caso a greve seja aprovada, as unidades deverão funcionar com apenas 30% dos funcionários em atividades essenciais, conforme o previsto em lei.
Greve no Veredas
No segundo dia da greve, os trabalhadores do Hospital Veredas realizaram na manhã desta sexta-feira (14) um novo bloqueio na Avenida Fernandes Lima, em Maceió. A categoria protesta contra o atraso de salários e o não pagamento do piso nacional da enfermagem.
De acordo com a presidente do Sindicato dos Enfermeiros de Alagoas (Sineal), Cinthia Carvalho, os atrasos salariais incluem pagamentos referentes a outubro e novembro de 2024, além de julho, agosto, setembro e outubro de 2025.
Há também pendências no complemento do piso da enfermagem e parte do 13º salário de 2024.














