A CPMI do INSS cancelou a reunião marcada para esta segunda-feira (17) após a confirmação de que nenhum dos dois convocados compareceria. O empresário Thiago Schettini obteve um habeas corpus que lhe garante o direito de não comparecer, enquanto o ex-coordenador de Pagamentos e Benefícios do INSS Jucimar Fonseca da Silva apresentou um atestado médico alegando não ter condições de prestar depoimento.
A decisão levou o presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG), a cancelar oficialmente a sessão prevista para as 14h30.
No caso de Jucimar, a justificativa médica não convenceu a comissão. A junta médica do Senado avaliou a documentação apresentada e concluiu que ele tem condições de prestar depoimento. Com isso, parlamentares afirmam que poderão insistir em sua presença nas próximas reuniões.
Jucimar é considerado um dos principais alvos da CPMI. Ele ocupou um cargo estratégico no INSS e, segundo os investigadores, teria assinado a nota técnica que liberou o desbloqueio em massa de descontos associativos, medida que, de acordo com os parlamentares, “lubrificou a engrenagem” do esquema de desvio de benefícios.
O ex-coordenador é alvo de 11 requerimentos de convocação, inclusive do próprio presidente da CPMI.
Já Thiago Schettini é apontado como “facilitador” do esquema de desvio de aposentadorias e, segundo a investigação, teria recebido recursos de Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS. Schettini foi convocado por quatro requerimentos, entre eles o do deputado Rogério Correia (PT-MG). Ele conseguiu um habeas corpus do ministro André Mendonça, desobrigando-o de comparecer à comissão.
Com a ausência dos dois depoentes, a CPMI decidiu cancelar a reunião e remarcar o depoimento de Jucimar conforme determinação médica do Senado. A expectativa dos parlamentares é ouvi-lo “o quanto antes”, já que seu depoimento é considerado essencial para esclarecer o funcionamento interno do esquema que desviava valores de aposentados e pensionistas da Previdência Social.
/Congresso em Foco















