O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) participou, nesta quinta e sexta-feira, 27 e 28 de novembro, do 5º Encontro Nacional de Vice-Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil (ENAVIP), realizado no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). Representando o Judiciário alagoano, o desembargador vice-presidente do TJAL, Carlos Cavalcanti de Albuquerque Filho, integra o grupo de lideranças que discutem caminhos para um Judiciário mais moderno, eficiente e atento às necessidades da sociedade brasileira.
Nesta sexta-feira, 28, foi eleita por aclamação a nova diretoria do Colégio Permanente de Vice-Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil (CPVIP). A desembargadora Regina Ferrari será a presidente do CPVIP em 2026. Já o vice-presidente será o desembargador Carlos Cavalcanti de Albuquerque Filho, do TJAL. E o secretário, a desembargadora Jacqueline Adorno de La Cruz Barbosa, Vice-presidente do TJTO.
O evento reúne vice-presidentes, juízas e juízes auxiliares e assessoras e assessores de todo o país, em um ambiente marcado pela troca de experiências, pelo diálogo institucional e pela construção colaborativa de soluções. A programação, diversa e estratégica, aprofunda temas essenciais à administração judicial, como governança, inovação, valorização da magistratura, paridade e cooperação entre Cortes estaduais.
A abertura oficial contou com falas do presidente do CPVIP e vice-presidente do TJSP, desembargador Artur César Beretta da Silveira; do 1º vice-presidente do TJDFT e anfitrião do evento, desembargador Roberval Belinati; da 3ª vice-presidente do TJSC e vice-presidente do CPVIP, desembargadora Janice Goulart Garcia Ubialli; e do 2º vice-presidente do TJPE e secretário-geral do CPVIP, desembargador Francisco Eduardo Gonçalves Sertório Canto, todos reforçando a importância do encontro como espaço de integração e fortalecimento da magistratura.














