Por Redação
O ministro dos Transportes, Renan Filho, usou as redes sociais para explicar que está sendo estudada a possibilidade de renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para condutores que não cometeram infrações. A novidade também foi detalhada em entrevista à rádio CBN, nesta quarta-feira (3).
Segundo Renan, a proposta busca bonificar motoristas que não registraram nenhuma infração no período até a renovação e, ao mesmo tempo, simplificar o processo. “O condutor que não tiver pontos na carteira e não tiver infrações vai poder renovar a carteira automaticamente e economizar recursos com isso”, explicou o ministro.
Na segunda-feira (1º), o Contran aprovou o texto que propõe mudanças no processo de obtenção da CNH, incluindo o fim da obrigatoriedade de aulas em autoescolas. A medida entra em vigor assim que for publicada no Diário Oficial da União.
A resolução prevê curso teórico gratuito e digital, flexibilização das aulas práticas e abertura para instrutores credenciados pelos Detrans, reduzindo a dependência de modelos únicos e aumentando as opções para o cidadão. A abertura do processo poderá ser feita pelo site do Ministério dos Transportes ou pela Carteira Digital de Trânsito (CDT).














