Redação*
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu decretar sigilo máximo sobre a ação movida pela defesa de Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, em resposta à operação autorizada pela Justiça Federal de Brasília que resultou em sua prisão. O Banco Master, que recebeu investimentos do Maceió Previdência, foi alvo de críticas devido ao alto risco dos investimentos realizados, que não contavam com a cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).
As atas do Conselho Deliberativo do Iprev Maceió, instituto que gere os recursos que pagam as aposentadorias dos servidores da capital de Alagoas, mostram que a política de investimentos que possibilitou aportes no Banco Master foi aprovada de forma irregular no fim de 2023. O aval foi dado em reunião realizada na semana entre o Natal e o Ano Novo e sem o quórum mínimo necessário.
O Iprev Maceió investiu R$ 97 milhões em Letras Financeiras (LFs) do Master, papéis que não têm garantia. O montante representa cerca de 7% do patrimônio do Maceió Previdência, fatia agora em risco com a liquidação extrajudicial da instituição financeira pelo Banco Central, há duas semanas.
Além do instituto, 14 entidades previdenciárias municipais e três estaduais aportaram recursos em LFs do banco.
/Com O Globo















