Redação
O governador Paulo Dantas esteve presente no evento de lançamento da CNH do Brasil. A política pública foi anunciada pelo presidente Lula e pelo ministro dos Transportes, Renan Filho. A iniciativa marca uma mudança histórica no processo de habilitação, tornando-o menos burocrático e até 80% mais barato. O modelo foi planejado para garantir que dirigir deixe de ser um privilégio e se torne mais acessível.
De acordo com Dantas, a medida representa um passo importante para o país, modernizando o processo de habilitação, ampliando oportunidades de trabalho e oferecendo um serviço mais simples e democrático.
“Vai trazer uma economia de até 80% para as pessoas, homens e mulheres que tirarem a sua habilitação. Em Alagoas, nós já editamos e lançamos programas exitosos, como o Programa Correria, que isenta o IPVA de motociclistas que utilizam veículos de até 175 cilindradas e motoristas por aplicativo, e também a CNH Social, que isenta por completo as taxas do Detran para quem está no CadÚnico”, explicou o governador.
Além da CNH do Brasil, o presidente Lula assinou a Medida Provisória do Bom Condutor.
O Brasil tem hoje 20 milhões de pessoas dirigindo sem habilitação, segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Em alguns estados, tirar a CNH custa quase R$ 5 mil.
“Isso trará uma série de estímulos ao bom condutor no Brasil, como a redução de 40% no valor dos exames médico e psicológico. Além disso, se o motorista não cometer infração de trânsito, não vai precisar voltar ao Detran e pagar novas taxas para renovar a carteira. Ela será renovada automaticamente”, detalhou Renan Filho.















