Por meio da portaria 105.863, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), o governador Paulo Dantas nomeou, interinamente, o advogado Emanuel Barbosa, como o novo gestor da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Ele substitui o médico Gustavo Pontes de Miranda.
Emanuel Barbosa possui vasta experiência na esfera pública e já atuava na Sesau como Gerente Executivo de Licitação. O foco do novo gestor é dar continuidade aos serviços da Rede Pública Estadual de Saúde, com a devida assistência à população.
“Em parceria com a equipe técnica da Sesau e os servidores de carreira da pasta, vamos trabalhar para que os serviços de saúde prestados aos alagoanos permaneçam funcionando normalmente. Conforme determinou o governador Paulo Dantas, nosso foco é garantir que todas as unidades e programas permaneçam em pleno funcionamento”, frisou.
O secretário de Estado da Saúde interino acrescentou, ainda, que o foco da Sesau é, acima de tudo, o cidadão alagoano.
“Seguindo a determinação do governador Paulo Dantas vamos atuar em defesa do fortalecimento do SUS [Sistema Único de Saúde], utilizando de forma responsável os recursos públicos e garantindo atendimento de qualidade, humanizado e eficiente à população”, pontuou o novo gestor.
Currículo
Emanuel Victor Duarte Barbosa é graduado em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), além de ser mestre em Direito Público pela mesma instituição. Antes de atuar na Sesau como gerente de Licitações, já exerceu os cargos de assessor técnico em Licitações e Contratos da Prefeitura de Jacaré dos Homens.
Ele também foi presidente da Comissão Permanente de Licitações da Prefeitura de Arapiraca, consultor jurídico da Câmara Municipal de Igaci e coordenador de contratos da Prefeitura de Palmeira dos Índios. Em todos estes órgãos públicos atuou no planejamento, supervisão e acompanhamento dos processos licitatórios, voltados à aquisição de bens, serviços e insumos.
O secretário interino da Sesau também atuou na gestão de contratos administrativos, padronizando os procedimentos, elaborando minutas e fluxos internos dos órgãos em que trabalhou. Com isso, sua atuação técnica e jurídica contribuiu para a eficiência, monitoramento e execução contratual.
Emanuel Barbosa também atuava no Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e era integrante da Câmara Técnica de Direito Sanitário, criada em 2013. O intuito é promover debates sobre temas referentes ao direito à saúde, como também contribuir com a análise, alteração e formulação de políticas.
/Ascom Hemoal














