Por Hemilly Souza
Uma propaganda da marca Havaianas gerou polêmica entre políticos de direita no domingo (21), que iniciaram um boicote à empresa após a escolha da atriz Fernanda Torres como garota-propaganda e o uso da expressão “pé direito”. Em 2014, a marca já havia utilizado o mesmo termo em uma campanha com o então jogador Romário.
Na campanha recente, a atriz Fernanda Torres, protagonista do filme Ainda Estou Aqui, vencedor do Oscar, diz: “Desculpa, mas eu não quero que você comece 2026 com o pé direito. Não, não é nada contra a sorte, mas vamos combinar: sorte não depende de você, depende de sorte. O que eu desejo é que você comece o Ano Novo com os dois pés. Os dois pés na porta, os dois pés na estrada, os dois pés na jaca, os dois pés onde você quiser. Vai com tudo, de corpo e alma, da cabeça aos pés”.
Em 2014, o jogador Romário, atualmente senador e associado a figuras políticas de direita, também participou de um anúncio da marca com texto semelhante. No comercial gravado pelo ex-jogador, ele aparece calçando apenas o pé direito do chinelo e afirma que enviou o pé esquerdo ao craque argentino Diego Maradona, conhecido por ser canhoto e ter amizades públicas com líderes de esquerda.
Diferente do comercial de Romário, a peça publicitária protagonizada por Fernanda Torres foi interpretada por setores da direita como uma afronta. Nas redes sociais, parlamentares, internautas e outros apoiadores se manifestaram criticando o conteúdo do anúncio.














