Segundo pesquisa do Instituto Opinião, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera todos cenários na disputa presidencial de 2026 contra os principais nomes da direita: Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ratinho Junior (PSD), Ronaldo Caiado (União), Romeu Zema (Novo) e Michelle Bolsonaro (PL). O levantamento também aponta para vitória do petista em segundo turno.
Nos quatro cenários analisados, as intenções de voto em Lula oscilam 39,8% e 42,4%. A aceitação é mais cautelosa se comparada ao levantamento realizado pela Quaest em dezembro, o qual demonstra variação entre 44% e 46% nas mesmas condições.
Cenário 1 – Com Flávio Bolsonaro
- Lula: 40,3%
- Flávio Bolsonaro: 20,4%
- Ratinho Junior: 9,3%
- Ronaldo Caiado: 6,1%
- Romeu Zema: 3,6%
Esse é o cenário mais tradicional da polarização. Com exceção de Lula, que lidera, os demais candidatos figuram entre direita e centro com inclinação à direita. Brancos e nulos somam 14%, enquanto 6,5% dos entrevistados se dizem indecisos.
Em um possível segundo turno entre Lula e Flávio Bolsonaro, o candidato petista lidera por 42% a 37,6% de Flávio.
Cenário 2 – Com Michelle Bolsonaro
- Lula: 39,8%
- Michelle Bolsonaro: 24,4%
- Ratinho Junior: 9%
- Ronaldo Caiado: 6,3%
- Romeu Zema: 4,3%
Conforme demonstra o segundo cenário, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro ainda possui maior aceitação que o enteado Flávio. Mesmo assim, Lula permanece em primeiro lugar. A porcentagem de brancos e nulos recua para 12,8%, assim como a de indecisos, que soma 3,5%.
Um segundo turno entre Michelle e Lula novamente levaria à vitória do petista, que contabiliza 44,2% das intenções de voto contra 38,5% da ex-primeira-dama.
Cenário 3 – Com alteração na chapa do PSD
- Lula: 40,1%
- Flávio Bolsonaro: 21,6%
- Eduardo Leite: 4,2%
- Ronaldo Caiado: 7,1%
- Romeu Zema: 5,2%
No terceiro caso analisado, com alteração na chapa do PSD que substitui Ratinho Junior por Eduardo Leite, a perda de força é significativa. Mais da metade das intenções de voto no partido são redestribuídas a outros candidatos de direita ou centro.
Em outra demonstração, para segundo turno, a diferença é menor, mas ambos candidatos perdem para Lula. Ratinho Junior registra 34,7% contra 45,6% do petista, enquanto Eduardo Leite possui 32,8% contra 43%.
Cenário 4 – Com Tarcísio de Freitas
- Lula: 42,4%
- Tarcísio de Freitas: 19,2%
- Ronaldo Caiado: 8,7%
É o cenário de maior vantagem do presidente Lula, mas também com alta abstenção: 19,5% alegam intenção de voto nulo ou branco, enquanto 10,3% se diz indeciso. Em um segundo turno, Tarcísio figura em porcentagem próxima, embora superior, a Flávio Bolsonaro, com 37,9% contra 43,9% de Lula.
Levantamento
A pesquisa, realizada pelo Instituto Opinião, ouviu dois mil brasileiros entre 15 e 17 de dezembro por entrevistas telefônicas. Com amostragem distribuída entre 114 cidades pelo país, a margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.













