Por Hemilly Souza
A deputada federal Erika Hilton (PSOL) encaminhou, nesta segunda-feira (29), um ofício à governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, cobrando explicações sobre as agressões sofridas por um casal de turistas em Porto de Galinhas, no sábado (27).
Os empresários Johnny Andrade e Cleiton Zanatta, do Mato Grosso, foram agredidos após uma discussão envolvendo o valor cobrado pelo uso de cadeiras na praia. Segundo eles, a confusão teve início após se recusarem a pagar um preço maior do que o inicialmente combinado com os vendedores.
De acordo com o casal, ao chegarem à praia, foram abordados por trabalhadores que ofereceram o serviço de barracas e cadeiras. Ainda conforme o relato, um valor foi acertado previamente, mas, no momento do pagamento, os comerciantes passaram a cobrar quase o dobro do preço combinado.
Na rede social X, a deputada federal prestou solidariedade às vítimas e lamentou o episódio de violência. “Toda minha solidariedade ao Johnny e ao Cleiton, atacados em Porto de Galinhas. É inaceitável que um casal, por se recusar a ser extorquido, seja vítima de um espancamento coletivo”, escreveu.
Hilton também afirmou que o caso de violência foi um ataque homofóbico. “Há quem afaste a possibilidade de homofobia. Não tenho pressa pra isso. Pois, infelizmente, é plenamente possível que todos os envolvidos tenham pensado que, por ser um casal gay, seria mais fácil de extorquí-los e mais aceitável espancá-los”, disse.
A parlamentar, eleita pelo estado de São Paulo, ressaltou que, mesmo não sendo deputada por Pernambuco, decidiu encaminhar o ofício à governadora. “Não, não sou deputada eleita por lá, mas isso que aconteceu é inaceitável em qualquer lugar do nosso país”, completou.













