Redação
A erosão marinha provocada pelo avanço da maré tem causado deslizamentos de rochas, árvores e blocos ao longo da orla de Maceió. Mesmo após a execução de obras de contenção pela Prefeitura, orçadas em R$ 30 milhões, o problema é visível em diversos trechos do local.
Na orla da Ponta Verde, onde a antiga Barraca do Carlito foi demolida por determinação da Justiça Federal, é possível observar árvores e blocos sendo arrancados do solo pela força do mar, mostrando o processo de erosão.
Na decisão que autorizou a demolição da barraca, a Justiça apontou a ocupação desordenada da orla, o avanço do mar e a execução de obras inadequadas como fatores responsáveis pela erosão do calçadão.
Em 2023, o prefeito João Henrique Caldas (JHC) autorizou as obras de contenção na orla marítima da capital, com investimento de R$ 30 milhões, bancados com recursos próprios do município.
Segundo a Prefeitura de Maceió, as intervenções foram definidas com base em levantamentos da Defesa Civil e em estudos técnicos de engenharia, que buscavam soluções específicas para cada trecho da orla.
Apesar disso, até o momento, as medidas adotadas não foram suficientes para conter o avanço da erosão.














