O ministro dos Transportes, Renan Filho, visitou a fábrica da Marcopolo, em Caxias do Sul (RS), nesta quinta-feira (29). Lá estão sendo produzidos os Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) que beneficiarão moradores de Arapiraca, em Alagoas, e de Campina Grande, na Paraíba.
“Vamos ter no Agreste alagoano um transporte eficiente que garanta a melhoria na qualidade de vida das pessoas. É um investimento de cerca de R$ 500 milhões na infraestrutura e nos comboios, que serão levados da fábrica no Rio Grande do Sul para Arapiraca e Campina Grande”, detalhou Renan Filho.
As unidades destinadas à Arapiraca já estão em desenvolvimento e devem ser entregues em até um ano.
O trem urbano vai ligar a estação João Paulo II à Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O sistema contará com três comboios, cada um formado por dois vagões e terá 13 quilômetros de extensão, sendo nove deles sobre a ferrovia já existente, trecho que passa por ampla revitalização com substituição de trilhos e dormentes, além de quatro quilômetros de via totalmente nova.
A viabilização do empreendimento só foi possível graças à parceria da União com a Prefeitura de Arapiraca e o Governo de Alagoas. Durante a visita, o ministro esteve em contato com o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, para apresentar o avanço das fabricações.
“É um sonho que nós estamos realizando, e isso graças à oportunidade que Renan teve de hoje ser ministro dos Transportes”, disse o prefeito.
O trecho de Arapiraca integra a estrutura concedida à Ferrovia Transnordestina Logística na privatização da Malha Nordeste, em 1998. Sem operação desde 2011, a linha será reativada para o transporte de passageiros.
“Esse é um projeto esperado desde o primeiro mandato de Renan Filho como governador e que agora vamos conseguir concretizar, fruto de muito esforço, trabalho e dedicação”, destacou o deputado federal eleito por Alagoas, Daniel Barbosa, presente na passagem pela fábrica da Marcopolo.
A implantação do VLT contribui para a redução de poluentes e gases de efeito estufa em comparação aos veículos movidos a combustíveis fósseis. O sistema também reduz a poluição sonora, incentiva o transporte coletivo, diminui a dependência do automóvel e melhora o tráfego urbano.
“O VLT será o eixo principal da matriz de transporte de Arapiraca. A partir dele, ônibus, mototáxis, pedestres e bicicletas terão condições de se integrar ao sistema de transporte da cidade. É um grande avanço.”, finalizou o ministro Renan Filho.
/Assessoria














