17 de maio de 2025
Folha de Alagoas
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
17 de maio de 2025
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
Anuncios-TCE-970x90 - PNG
Anuncios-TCE-970x90 - PNG
Redação

Redação

Começa a ser restaurado prédio que abriga Museu da Língua Portuguesa em SP

24 de dezembro de 2016
0

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

As fachadas e esquadrias do Museu da Língua Portuguesa começam a ser restauradas em São Paulo, um ano após o incêndio que destruiu parte do edifício da Estação da Luz, onde funciona o museu.

Na área externa da estação, já é possível ver os andaimes utilizados no restauro. Nesta etapa. a intervenção deve durar mais 12 meses para que sejam restauradas as quatro fachadas do prédio atingidas pelo fogo. Também serão recuperadas as esquadrias de madeira.

Para chegar à fase atual da reforma, o trabalho teve início na semana seguinte ao incêndio. “Começamos um trabalho complexo de tirar escombros, escorar paredes, fazer projeto. Teve um periodo longo interno de recuperação da parede pelo lado de dentro, de análise da estrutura, de impermeabilização. Quer dizer, desde a semana seguinte, já estávamos trabalhando”, disse o secretário de estado da Cultura, José Roberto Sadek.

Ele informou que as obras de emergência duraram oito meses e ainda mais tempo para a aprovação do projeto, incluindo alvará e manifestação de órgãos de preservação.

O projeto da atual fase da reconstrução do museu foi aprovado pelos três órgãos do patrimônio histórico – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), órgão de âmbito estadual; e Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).

Em paralelo à restauração das fachadas e esquadrias, segundo a secretaria estadual de Cultura, já estão em desenvolvimento o projeto da estrutura da cobertura, de climatização, elétrica, hidráulica e combate a incêndio, revestimento da cobertura em zinco e consultoria ambiental. Esta fase tem previsão para ficar pronta até dezembro de 2018.

Já a implantação da museografia terá início em 2018, com previsão de conclusão até março de 2019. De acordo com o secretário, a inauguração deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2019.

Toda a reconstrução do Museu da Língua Portuguesa será baseada no projeto original aprovado pelos órgãos reguladores na época da inauguração do museu, em 2006. As reformas vão se adequar às mudanças na legislação e à experiência de uso do prédio por dez anos como museu. O arquiteto Pedro Mendes da Rocha, que desenvolveu o projeto original em parceria com Paulo Mendes da Rocha, é o responsável pelas adaptações no projeto.

“Vamos preservar o projeto original e o aspecto geral. Os princípios de construção e museológicos estão todos mantidos. Mas a tecnologia é outra. Os equipamentos tecnológicos hoje são diferentes daqueles de dez anos atrás, então vai ter, obviamente, projetores, telas e equipamentos sensoriais diferentes. Isso tudo vai ser o mais moderno que tem”, disse o secretário.

O custo total da reconstrução está estimado em R$ 65 milhões. Por meio de convênio feito com a Secretaria de Estado da Cultura, a Fundação Roberto Marinho será a gestora do projeto de reconstrução do museu e ficará responsável pela execução das obras.

O secretário destacou a importância e a particularidade do museu. “É o único museu de uma língua no mundo. Fora isso, ele é um museu moderníssimo, todo tecnológico e interativo, tem jogos, tem estratégias de passar o conhecimento de uma maneira muito contemporânea. Ao contrário dos museus um pouco mais antigos, com obras na parede , com as pessoas andando em volta, este é um museu totalmente interativo – já era e vai continuar sendo”, disse o arquiteto.

Fonte: Agência Brasil

Você também pode gostar desses conteúdos

Filha de radialista é assassinada a facadas no Sertão de Alagoas
Geral

Polícias e Perícia fazem reconstituição do assassinato da menina Ana Clara

por Redação
16 de maio de 2025
Eventos alteram trânsito em diversos pontos de Maceió neste fim de semana
Geral

Eventos alteram trânsito em diversos pontos de Maceió neste fim de semana

por Redação
16 de maio de 2025
Exame de DNA confirma que corpo encontrado em Guaxuma é de Ana Beatriz
Geral

Exame de DNA confirma que corpo encontrado em Guaxuma é de Ana Beatriz

por Redação
16 de maio de 2025
Polícia Civil resgata uma criança e dois adolescentes em condição de maus-tratos
Geral

Polícia Civil resgata uma criança e dois adolescentes em condição de maus-tratos

por Redação
16 de maio de 2025
Judiciário de Alagoas funciona em regime de plantão de 16 a 21 de abril
Geral

Integrantes de grupo criminoso são condenados por homicídio em Rio Largo

por Redação
16 de maio de 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post

No Rio, aumenta número de alunos que trocam escola particular pela rede pública

Polícia prende suspeito de cometer chacina em Estrela de Alagoas

Polícia prende suspeito de cometer chacina em Estrela de Alagoas

16 de maio de 2025
Operação da PF mira ex-prefeito de São Luís do Quitunde por corrupção

Operação da PF mira ex-prefeito de São Luís do Quitunde por corrupção

15 de maio de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Política

“Prefiro o Lula”, disse Cid em mensagens sobre Michelle candidata em 2026

16 de maio de 2025
Sem categoria

Liminar impede novos bloqueios na sede da PGE e órgãos públicos em AL

16 de maio de 2025
Sem categoria

Câmara de Maceió entrega certificados aos novos servidores após jornada de capacitação

16 de maio de 2025

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.