Banner-728x90px-Alagoas-Inteligente_2
1017
21 de fevereiro de 2026
Folha de Alagoas
BannerSiteContrato_SENAI_728x90px (1)
BannerSiteContrato_SENAI_728x90px (1)
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
21 de fevereiro de 2026
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
CÂMARA 1 - 728x90 (1)
CÂMARA 2 - 728x90 (1)
Redação

Redação

Conferência de Paris marca posição sobre Oriente Médio antes de Trump assumir

15 de janeiro de 2017
0

Os participantes da Conferência de Paris posam no encerramento do encontro em 15 de janeiro de 2017. REUTERS/Bertrand Guay

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Neste domingo (15), em Paris,a Conferência pela Paz no Oriente Médio terminou com um claro posicionamente de parte da comunidade internacional a favor da criação de dois Estados, a única saída para o conflito histórico. O premiê israelense considerou a conferência “uma farsa”.

Sem ambição de uma proposta final, a Conferência pela Paz no Oriente Médio, se encerrou neste domingo (15), com uma mensagem de 70 países e ONGs internacionais ao presidente americano eleito Donald Trump, cuja posição pró-Israel é sem ambiguidade: a proposta da criação de dois Estados pode solucionar a crise histórica e reabrir o diálogo interrompido entre as partes.

No encerramento do encontro*, o presidente François Hollande declarou que “a solução de dois Estados não é o sonho de um sistema que ficou para trás. É ainda e sempre o objetivo da comunidade internacional”. Hollande também esclareceu que não existe a intenção de ditar regras aos dois lados. “Somente as negociações diretas entre israelenses e palestinos podem conduzir à paz, ninguém poderá fazer isso no seu lugar”, concluiu o presidente.

Jerusalém, o pomo da discórdia entre israelenses e palestinos

Durante a sua campanha eleitoral, Trump anunciou a intenção de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel e transferir a embaixada para lá, o que contraria todo o esforço histórico americano e internacional para a resolução da crise, já que o estatuto de Jerusalém é o centro da discórdia entre as duas partes, pois os palestinos também querem que a cidade seja a capital do seu futuro Estado.

Na abertura do evento, o ministro das Relações Exteriores francês, Jean-Marc Ayrault, lembrou que a transferência da embaixada americana para Jerusalém pode ter graves consequências e que não é o momento de parar com os esforços. éA urgência continua, com as partes afastadas em uma relação de desconfiança que é particularmente perigosa. “Ninguém está livre de uma nova explosão de violência”, alertou.

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, que vem se dedicando particularmente nos últimos meses a obter uma retomada do diálogo, fez questão de vir a Paris para marcar o posicionamento do governo Obama, totalmente contrário ao do próximo presidente. Recentemente, em um discurso em forma de testamento político, Kerry denunciou novamente a colonização israelense nos territórios ocupados e reiterou os parâmetros de referência para a solução do conflito.

“Uma farsa”, diz Netanyahou sobre Conferência de Paris

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahou considerou a conferência “uma impostura” e uma ingerência na política de Israel.

Cerca de mil pessoas protestaram contra a conferência em Paris a chamado do CRIF – o Conselho representativo das instituições judaicas da França. Os manifestantes denunciaram a realização do encontro sem a presença das partes envolvidas e o questionamento dos direitos de Israel.

* Na foto, a partir da esquerda, o embaixador da Rússia na França, Alexander Orlov, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, o presidente François Hollande, o ministro das Relações Exteriores francês, Jean-Marc Ayrault, a Alta representante da União Europeia para a Política Externa e de Segurança, Federica Mogherini, e o secretário de Estado francês para Assuntos Europeus, Harlem Desir.

Fonte: RFI

Você também pode gostar desses conteúdos

Acusado de matar coreógrafo em Viçosa é denunciado por homicídio duplamente qualificado
Interior

Acusado de matar coreógrafo em Viçosa é denunciado por homicídio duplamente qualificado

por Redação
20 de fevereiro de 2026
Operação da PM prende suspeitos de duplo homicídio em Matriz de Camaragibe
Interior

Operação da PM prende suspeitos de duplo homicídio em Matriz de Camaragibe

por Redação
12 de fevereiro de 2026
Grupo suspeito de estupro coletivo contra criança de 11 anos é preso em Viçosa
Interior

Polícia cumpre mandado de prisão temporária por homicídio em Boca da Mata

por Redação
11 de fevereiro de 2026
Polícia Civil investiga denúncia de agressão contra criança em Colônia Leopoldina
Interior

Polícia Civil investiga denúncia de agressão contra criança em Colônia Leopoldina

por Redação
10 de fevereiro de 2026
Vandalismo e furto de equipamentos interrompem abastecimento de água em Riacho Doce
Interior

Vandalismo e furto de equipamentos interrompem abastecimento de água em Riacho Doce

por Redação
9 de fevereiro de 2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post

Collor protocola seis pedidos de impeachment contra Janot

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

7 de agosto de 2025
Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

7 de agosto de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Política

Magistrados alagoanos serão denunciados no CNJ por censurar jornalistas que expõem gestão JHC

20 de fevereiro de 2026
Política

Heloísa Helena diz que Banco Master viabilizava orgias sexuais e narcotráfico

20 de fevereiro de 2026
Geral

Após manifestações, salários começam a ser pagos no Hospital Veredas

20 de fevereiro de 2026

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.