A empresa 99, onde o motorista José Walmir da Silva Calado, que estava desaparecido desde ontem, 29, e foi encontrado na tarde de hoje, se manifestou sobre o caso. Segundo uma nota emitida à imprensa, o profissional do volante não estava com passageiro no momento em que foi sequestrado. A vítima foi encontrada num canavial no município de Marechal Deodoro, com marcas de disparos de arma de fogo. Leia a nota na íntegra:
A 99 esclarece que o motorista José Walmir da Silva Calado não estava realizando corrida pelo aplicativo no momento do incidente. Seu último chamado foi feito na madrugada de domingo para segunda-feira e finalizado normalmente, com o passageiro sendo deixado no destino. Não houve corridas depois dessa. Recebemos posteriormente da família a informação de que José foi encontrado ferido e que está recebendo tratamento hospitalar.
A 99 repudia a violência e lamenta profundamente o ocorrido. Estamos em contato constante e nos solidarizamos com o motorista e seus familiares. Além disso, nos encontramos abertos para colaborar com as autoridades.
A 99 é uma empresa genuinamente preocupada com a segurança de seus passageiros e motoristas. O assunto é prioridade máxima do aplicativo, e um de seus três pilares fundamentais (promover transporte rápido, econômico e seguro.
Para garantir que o nosso serviço seja seguro, a 99 montou uma equipe de mais de 30 pessoas incluindo com ex-militares, engenheiros de dados e até psicólogos. O time trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana, dedicado exclusivamente à proteção dos usuários. Usamos tecnologia de ponta para focar especialmente na prevenção. Conheça algumas das funcionalidades desenvolvidas pela empresa:
O aplicativo possui um mapeamento de zonas de risco feito por inteligência artificial. Esse algoritmo é fundamentado por meio de estatísticas internas da empresa e dados externos das Secretarias de Segurança Pública. Todas as informações levantadas são avaliadas pela nossa equipe de segurança, que envia alertas aos motoristas sobre os locais mais perigosos.
A inteligência artificial da 99 analisa também o perfil dos passageiros com base em vários critérios de segurança, entre eles o número de corridas realizadas. A informação de se o passageiro é frequente é enviada aos condutores no momento em que recebem a chamada. Aos demais, são pedidas validações adicionais para confirmar a identidade, caso necessário. Essas validações podem pedir CPF ou outros documentos, como cartão bancário.
Disponibilizamos um canal de atendimento exclusivo para casos de segurança no 0800-888-8999, que oferece auxílio imediato e informações do que fazer. O atendimento atende às necessidades de cada tipo de ocorrência, com apoio emocional e psicológico.
A análise de perfil do motorista verifica, a partir de dados públicos, o histórico dos condutores. Esse levantamento é feito a partir de documentos como o RG, a CNH e o licenciamento do veículo. Também possuímos uma parceria com Governo Federal, via Denatran, que nos permite acessar informações – por exemplo, se o carro é roubado ou se possui algum sinistro.
Os motoristas podem optar por não receber o pagamento em dinheiro. Acreditamos que é importante dar essa liberdade aos nossos parceiros para que eles tomem a melhor decisão baseados nos próprios contexto e experiência.
A 99 possui diversos canais de orientação em relação à segurança para motoristas. Semanalmente, damos dicas de segurança e falamos sobre as iniciativas da empresa na Rádio 99, um podcast com cerca de 3 milhões de visualizações no total e audiência semanal de mais de 35 mil condutores. Um resumo dos principais programas está no site 99app.com.
Redação Folha de Alagoas