Banner-728x90px-Alagoas-Inteligente_2
1017
25 de outubro de 2026
Folha de Alagoas
banner sesi
banner sesi
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
25 de outubro de 2026
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
CÂMARA 1 - 728x90 (1)
CÂMARA 2 - 728x90 (1)
Redação

Redação

Sete vagas, vários candidatos: as dúvidas de Tite antes da convocação final da Copa

13 de março de 2018
0

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Faltam aproximadamente dois meses para Tite anunciar os 23 jogadores que vão representar o Brasil na Copa do Mundo da Rússia. A convocação está prevista para a primeira quinzena de maio. Mas o treinador ainda tem dúvidas, há sete vagas abertas. Falta definir um goleiro, dois laterais, um zagueiro, um meia, um atacante e uma vaga que pode servir para atender necessidades específicas.

Tite já confirmou 16 dos 23 convocados para o Mundial. Terá agora dois amistosos – contra Rússia e Alemanha – e seis treinos para realizar as últimas observações. Para esses compromissos no fim de março, o treinador chamou 25 jogadores. Dentre os já garantidos, apenas Neymar, lesionado, ficou fora. Ou seja: dez nomes serão observados de perto pela comissão técnica. Presentes na lista, o lateral Filipe Luís, o volante Fred e o atacante Douglas Costa parecem ter encaminhado sua vaga na Copa. Outras posições estão mais abertas. Confira abaixo:

GOLEIROS
Cássio (Corinthians)
Neto (Valencia)
Alisson e Ederson estão garantidos na Copa, mas a vaga de terceiro goleiro segue aberta. Cássio parecia quase lá, até pela relação de confiança e conquistas com Tite. Mas a convocação de Neto para os amistosos de março, sua primeira sob o comando do atual treinador, deixou claro que a dúvida existe.

O ex-goleiro do Atlético-PR trocou a Juventus pelo Valencia e vem se destacando na Espanha. Sua presença na lista pode ter sido uma novidade, mas não uma surpresa: ele já vinha sendo observado por Tite e Taffarel. Na atual temporada, Neto entrou em campo 27 vezes na temporada, defendeu dois pênaltis e passou oito partidas sem ser vazado.

LATERAIS
Filipe Luís (Atlético de Madrid)
Fagner (Corinthians)
Alex Sandro (Juventus)
Danilo (Manchester City)
Das quatro vagas, apenas duas estão preenchidas: Marcelo e Daniel Alves. Logo, Tite tem uma dúvida em cada lado. Filipe Luís é quem parece estar mais perto da vaga. Presente em oito das dez convocações do treinador, o lateral volta a ser convocado depois da lesão que o afastou dos gramados na virada do ano. Já Alex Sandro corre por fora naquela que é a posição que mais incomoda Tite: ele já repetiu várias vezes que será injusto com quem não for escolhido.

Filipe Luís marca Coutinho em duelo do Atleti contra o Barça (Foto: Reuters) Filipe Luís marca Coutinho em duelo do Atleti contra o Barça (Foto: Reuters)
Filipe Luís marca Coutinho em duelo do Atleti contra o Barça (Foto: Reuters)
Na direita, a briga está mais aberta. Ausente nas duas últimas convocações (a última das eliminatórias e a dos amistosos de novembro), Fagner reaparece. Presente nas duas últimas listas, Danilo fica em compasso de espera.

ZAGUEIROS
Geromel (Grêmio)
Rodrigo Caio (São Paulo)
Jemerson (Mônaco)
Gil (Shandong Luneng)

Para tirar a dúvida que resta, Tite resolveu levar logo um a mais para os amistosos contra Rússia e Alemanha. Além dos já garantidos Miranda, Marquinhos e Thiago Silva, convocou Geromel e Rodrigo Caio. São os dois que estão na frente da disputa pela última vaga do setor, com vantagem para o zagueiro do Grêmio.

Geromel vive melhor momento em seu clube. Foi campeão da última edição da Libertadores e se destacou no Mundial, com o Grêmio, apesar do vice-campeonato diante do Real Madrid. Tite gosta muito também das características de Rodrigo Caio, por mais que ele não viva sua melhor fase com o São Paulo. Jemerson, presente nas últimas quatro convocações, ficou marcado por algumas falhas. Ele e Gil correm por fora com chances remotas.

MEIAS
Fred (Shakhtar Donetsk)
Anderson Talisca (Besiktas)
Giuliano (Fenerbahçe)
Arthur (Grêmio)
Diego (Flamengo)
Rodriguinho (Corinthians)
Lucas Lima (Palmeiras)
Hernanes (Hebei Fortune)
São, na teoria, duas vagas em jogo. Pela convocação para os amistosos de março, Fred e Talisca surgem em vantagem. Mas enquanto o volante do Shakhtar Donetsk parece ter encaminhado a sua vaga, o companheiro, convocado pela primeira vez por Tite, ainda terá que provar que merece ir ao Mundial. Casemiro, Fernandinho, Paulinho, Renato Augusto, Philippe Coutinho e Willian já estão garantidos na Rússia.

A disputa no setor é a mais acirrada. Vários nomes foram citados por Tite na entrevista coletiva da convocação da última segunda-feira. A lesão que tirou Arthur dos gramados por mais de três meses prejudicou o volante do Grêmio na disputa. Já Giuliano e Diego parecem mais vivos na briga pelas duas vagas restantes no setor. O problema é que esse número pode cair pela metade…

ATACANTES
Douglas Costa (Juventus)
Willian José (Real Sociedad)
Taison (Shakhtar Donetsk)
Diego Souza (São Paulo)
Isso porque não seria surpresa se Tite deixasse de levar um meia para levar mais um atacante. No caso um camisa 9 clássico, como Willian José. O atacante da Real Sociedad estava na mira da comissão técnica e foi convocado pela primeira vez pelo treinador para os amistosos contra Rússia e Alemanha. Diego Souza, que vinha sendo chamado, não vive boa fase no São Paulo. Além disso, nem sempre tem atuado como centroavante.

Das quatro vagas iniciais do setor, três já estão confirmadas: Neymar, Gabriel Jesus e Roberto Firmino. A quarta está quase nas mãos de Douglas Costa, que enfim recuperou o bom futebol e vem se destacando na Juventus. Com a lesão de Neymar, o atacante deve ter chances contra Rússia e Alemanha para carimbar seu passaporte. Taison, apesar das seis convocações sob o comando de Tite e de ter a confiança do treinador, não é o favorito.

GE

Você também pode gostar desses conteúdos

Trânsito na parte baixa terá alterações para realização de corrida de rua no domingo (18)
Esporte

Trânsito na parte baixa terá alterações para realização de corrida de rua no domingo (18)

por Redação
16 de outubro de 2026
Luana Lins Dance Academy lança nova turma de dança voltada para alunos 40+
Esporte

Luana Lins Dance Academy lança nova turma de dança voltada para alunos 40+

por Redação
8 de outubro de 2026
Coliseu Extreme Fight revoluciona regras e reforça compromisso com a integridade dos lutadores
Esporte

Coliseu Extreme Fight revoluciona regras e reforça compromisso com a integridade dos lutadores

por Redação
2 de outubro de 2026
Liga Alagoana de Jiu-Jitsu realiza segunda etapa do circuito em homenagem a Ruan Wilson
Esporte

Liga Alagoana de Jiu-Jitsu realiza segunda etapa do circuito em homenagem a Ruan Wilson

por Redação
22 de setembro de 2026
“Fim do futebol”: Clubes reagem a possíveis restrições às bets
Esporte

“Fim do futebol”: Clubes reagem a possíveis restrições às bets

por Redação
18 de setembro de 2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post

Maioria quer candidato à Presidência sem envolvimento em corrupção

Cinco primos de JHC dividem R$ 2,6 milhões na folha de Maceió e bateram no teto salarial 26 vezes

Cinco primos de JHC dividem R$ 2,6 milhões na folha de Maceió e bateram no teto salarial 26 vezes

9 de setembro de 2026
Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

7 de agosto de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Política

Nunes Marques nega autorização para transporte de eleitores indígenas

24 de outubro de 2026
Política

Trabalhador tem direito de sair do serviço para votar; confira a lei

24 de outubro de 2026
Política

Eleições 2026: Flávio diz que quem ganha em SP e MG “ganha no Brasil”

24 de outubro de 2026

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.