Banner-728x90px-Alagoas-Inteligente_2
1017
2 de março de 2026
Folha de Alagoas
BannerSiteContrato_SENAI_728x90px (1)
BannerSiteContrato_SENAI_728x90px (1)
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
2 de março de 2026
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
CÂMARA 1 - 728x90 (1)
CÂMARA 2 - 728x90 (1)
Redação

Redação

Maceió terá 1ª UPA construída e gerida com recursos do Governo do Estado

17 de abril de 2018
0

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Em cerimônia realizada na manhã desta terça-feira (17), o governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, assinaram o contrato para a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jacintinho. Quando estiver funcionando, o equipamento vai beneficiar cerca de 160 mil pessoas que moram na área do 5º Distrito Sanitário de Saúde, a exemplo do bairro-sede, do Feitosa, Barro Duro, São Jorge e da Serraria. Será a primeira UPA de Alagoas construída e gerida com recursos próprios do Governo do Estado.

Renan Filho afirmou que, historicamente, o Estado se atrasou na construção da rede de saúde pública e que hoje corre contra o tempo para reduzir o déficit de leitos. De acordo com ele, o desafio é fazer funcionar o que já existe e construir novos equipamentos.

“Faz 50 anos que não se constrói um hospital público em Maceió. Quando assumimos o Governo não havia nenhuma UPA em funcionamento na capital. Aliás, Maceió era a única capital no Brasil que não possuía UPA em funcionamento. Hoje tem duas funcionando, brevemente terá mais duas e eu espero elevar para seis o número de UPAS em Maceió para atender os cerca de um milhão de habitantes, divididos em grupos de 180 a 200 mil moradores. Essa é uma mudança de postura muito grande: é o Estado de Alagoas se propondo a colocar mais recursos na saúde e melhorar o atendimento ao cidadão, sobretudo para os mais pobres, que não têm plano de saúde”, explicou Renan.

A solenidade foi realizada na Avenida Juca Sampaio, na Ladeira do Óleo, no terreno onde será construída a UPA, que deve ficar pronta em 120 dias, a partir do início da execução dos serviços. A área de 6.167m² foi desapropriada pelo Estado. Por recomendação do governador, será empregada mão de obra do próprio bairro do Jacintinho na edificação da Unidade.

SUS

Inicialmente, a UPA foi orçada em R$ 5,9 milhões, mas licitada para edificação por R$ 5 milhões. A unidade irá assegurar atendimento intermediário entre a Atenção Básica e a Média e Alta Complexidade e melhorar o serviço prestado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital, juntamente com as outras duas UPAs existentes nos bairros do Trapiche e do Benedito Bentes.

A UPA do Jacintinho também vai beneficiar os moradores do 1º e 8º Distritos de Saúde, que residem nos bairros da Jatiúca, Mangabeiras, Ponta Verde, Ipioca, Pescaria, Riacho Doce, Garça Torta, Guaxuma, Jacarecica e Cruz das Almas. Com a construção da Unidade, o fluxo de pacientes que recorrem ao Hospital Geral do Estado (HGE) será reduzido.

“Temos dois desafios: fazer funcionar melhor o que já existe e construir novos equipamentos. Além das duas UPAS da capital, estamos construindo dois hospitais em Maceió: o da Mulher, que está quase pronto, e o Metropolitano, que avança a passos largos com obras em três expedientes. Estamos ainda construindo os hospitais regionais do interior, um em Porto Calvo e outro em União dos Palmares. O próximo será o Hospital Regional do Sertão, em Delmiro Gouveia, cuja licitação está sendo concluída”, citou Renan Filho.

A UPA do Jacintinho será do tipo III e vai ter capacidade para atender até 350 pacientes por dia. A unidade de saúde será dividida em leitos de observação (15) e de urgência (4), nas áreas de clínica geral, pediatria, ortopedia e odontologia. O equipamento disporá do serviço de classificação de risco, sala de nebulização, consultórios, sala de gesso, laboratório, exames de raios-X e eletrocardiograma. Funcionará 24 horas durante os sete dias da semana e, deste modo, poderá resolver grande parte das urgências e emergências.

A solenidade reuniu moradores, lideranças comunitárias, deputados estaduais, vereadores, secretários de Estado e diretores de órgãos da administração indireta.

Assessoria

Você também pode gostar desses conteúdos

Prefeitura de Pilar sanciona lei que garante reajuste acima do piso nacional para professores
Política

Prefeitura de Pilar sanciona lei que garante reajuste acima do piso nacional para professores

por Redação
27 de fevereiro de 2026
Fiscalização garante remanejamento de permissionários durante reforma do Mercado de Jaraguá
Política

Fiscalização garante remanejamento de permissionários durante reforma do Mercado de Jaraguá

por Redação
27 de fevereiro de 2026
PF afasta Eduardo Bolsonaro do cargo por faltas e cobra arma
Política

PF afasta Eduardo Bolsonaro do cargo por faltas e cobra arma

por Redação
27 de fevereiro de 2026
Eleições polarizadas: direita oferece várias opções, esquerda foca em Lula
Política

TSE analisa nesta quinta-feira (26) normas para eleições 2026

por Redação
26 de fevereiro de 2026
Câmara avança nas tratativas para garantir aposentadoria a professores lotados na Semed
Política

Câmara avança nas tratativas para garantir aposentadoria a professores lotados na Semed

por Redação
26 de fevereiro de 2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post

Operação Lei Seca passa a ser mais rígida a partir desta quarta-feira

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

7 de agosto de 2025
Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

7 de agosto de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Geral

Projeto Barco-Escola abre temporada de educação ambiental com aula nas Piscinas Naturais da Pajuçara

1 de março de 2026
Economia

Prévia da inflação de fevereiro atinge 0,84%, diz IBGE

28 de fevereiro de 2026
Sem categoria

Seduc promove eleição para escolha dos novos conselheiros escolares

28 de fevereiro de 2026

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.