Banner-728x90px-Alagoas-Inteligente_2
1017
27 de fevereiro de 2026
Folha de Alagoas
BannerSiteContrato_SENAI_728x90px (1)
BannerSiteContrato_SENAI_728x90px (1)
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
27 de fevereiro de 2026
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
CÂMARA 1 - 728x90 (1)
CÂMARA 2 - 728x90 (1)
Redação

Redação

Governador recebe lideranças de seis movimentos sociais sem-terra

18 de abril de 2018
0

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

O governador Renan Filho recebeu, na manhã desta quarta-feira (18), no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares, lideranças de seis movimentos sociais sem-terra: MLST, MLT, MST, MSL, Via do Trabalho e CPT. O encontro foi solicitado pelos trabalhadores rurais como parte da Jornada de Luta pela Terra e Reforma Agrária, cujas mobilizações tiveram início em Maceió no domingo (15), quando cerca de cinco sem-terra acamparam na Praça Sinimbu.

Uma pauta com seis itens foi apresentada ao governador e debatida durante a reunião. Todos os pontos tiveram encaminhamentos e tanto as lideranças como o governador avaliaram o encontro como positivo.

“Eu avalio que foi uma reunião muito prática. O governador é um gestor muito executivo e, dentro da sua juventude, tem muita criatividade; então, o problema não é encarado com um problema sem solução, é sempre buscando uma forma executiva de resolvê-lo para melhorar a situação de quem está sendo afetado que, no nosso caso, são os trabalhadores rurais”, afirmou o coordenador estadual do Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST), Josival Oliveira.

O primeiro assunto debatido foi a destinação das áreas do Grupo João Lyra para fins de reforma agrária. “O Governo do Estado sinalizou total interesse em desapropriar aquelas terras para a reforma agrária, proposta por meio de um encontro de contas. O Grupo João Lyra deve ao Estado de Alagoas, então feito o encontro de contas, parte dessa dívida poderá ser abatida com as terras da Laginha, que seriam destinadas à reforma agrária. A ideia é que isso tenha celeridade agora”, afirmou Josival Oliveira.

Ficou decidido que uma reunião será agendada para discutir o assunto entre o secretário de Estado da Fazenda, George Santoro, e o administrador da massa falida do Grupo João Lyra.

Os movimentos sociais solicitaram, durante o encontro, a destinação dos recursos do Fundo de Erradicação e de Combate à Pobreza (Fecoep) para estruturação produtiva, agroindustrialização, logística de comercialização, capacitação e formação de mão de obra das comunidades rurais. Requisitaram, também, a garantia do uso da água do Canal do Sertão para o consumo e a irrigação por meio do processo de adução.

“O Iteral está concluindo esses projetos para que a gente, por meio do Fecoep, financie a irrigação para os movimentos sociais que têm propriedades próximas ao Canal do Sertão com o objetivo de elevar a produção na região. Trabalhar com irrigação é sempre fundamental para fortalecer a produtividade da terra, aumentar a rentabilidade e assim consolidar a agricultura familiar em várias áreas de Alagoas” informou Renan Filho.

Para recuperar 250 quilômetros de estradas vicinais que cortam os assentamentos em Alagoas, solicitação feita pelos movimentos sociais, Renan Filho determinou que o diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Hélder Gazzaneo, receba as lideranças sem-terra em reunião no dia 24, às 13h, na sede do órgão estadual, para que uma planilha seja montada com vistas à formulação e execução dos projetos.

“Se tem estrada, a gente consegue ter aumento de produtividade, consegue escoar a produção e fazer com que as políticas públicas cheguem às comunidades rurais, uma das nossas principais dificuldades hoje em dia”, observou o coordenador do MLST. “A gente vendo essa boa vontade do governador, temos a possibilidade concreta de avançar na reforma agrária”, completou José Roberto da Silva, da coordenação nacional do MST.

O encontro contou com a presença do diretor-presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Jaime Silva; do diretor do Centro de Gerenciamento de Crises, Direitos Humanos e Polícia Comunitária (CGCDHPC), tenente-coronel Alessandro Paranhos; e do secretário executivo de Integração Política e Social do Gabinete Civil, Adrualdo Catão.

Legislação

Durante a reunião, Renan Filho defendeu uma legislação mais rígida e específica no combate à violência no campo.

“É sempre importante que a gente combata todo tipo de violência opressora e a violência contra o trabalhador rural é sempre muito dura. É preciso ter uma legislação específica, a exemplo do que acontece com a violência contra a mulher. Toda forma de violência opressora deve ter um tratamento e um combate diferenciados. A gente deve dar exemplo ao Brasil, inclusive, elucidando crimes violentos, prendendo executores, mandantes desse tipo de crime. Vamos seguir nessa direção”, disse o governador.

Ainda durante o encontro, ficou acordado que no dia 1º de Maio, Dia do Trabalhador, o Governo do Estado fará a entrega de tratores, arados e outros implementos agrícolas aos assentados da reforma agrária em Alagoas. “Tivemos uma reunião muito boa, nos entendemos e vamos avançar”, concluiu Renan Filho.

Assessoria

Você também pode gostar desses conteúdos

Prefeitura de Pilar sanciona lei que garante reajuste acima do piso nacional para professores
Política

Prefeitura de Pilar sanciona lei que garante reajuste acima do piso nacional para professores

por Redação
27 de fevereiro de 2026
Fiscalização garante remanejamento de permissionários durante reforma do Mercado de Jaraguá
Política

Fiscalização garante remanejamento de permissionários durante reforma do Mercado de Jaraguá

por Redação
27 de fevereiro de 2026
PF afasta Eduardo Bolsonaro do cargo por faltas e cobra arma
Política

PF afasta Eduardo Bolsonaro do cargo por faltas e cobra arma

por Redação
27 de fevereiro de 2026
Eleições polarizadas: direita oferece várias opções, esquerda foca em Lula
Política

TSE analisa nesta quinta-feira (26) normas para eleições 2026

por Redação
26 de fevereiro de 2026
Câmara avança nas tratativas para garantir aposentadoria a professores lotados na Semed
Política

Câmara avança nas tratativas para garantir aposentadoria a professores lotados na Semed

por Redação
26 de fevereiro de 2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post

PC realiza operação e prende autor de homicídio 

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

7 de agosto de 2025
Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

7 de agosto de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Interior

Em Junqueiro, Renan Filho entrega novo trecho da duplicação da BR-101; investimento foi de R$ 20 milhões

27 de fevereiro de 2026
Esporte

Campeonato Alagoano deve mobilizar 200 policiais militares neste sábado

27 de fevereiro de 2026
Geral

Alagoas soma R$ 142 milhões em obras de saneamento e ações da Funasa

27 de fevereiro de 2026

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.