Prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas (MDB), o Kil
Da Redação
Essa semana o vereador Ricardo Praxedes usou a tribuna da Câmara para denunciar um esquema envolvendo o prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas (MDB), o Kil, e a secretária de Educação Rimelc Shirley. O parlamentar revelou que houve uma fraude por parte do chefe do executivo, quando Kil assumiu a prefeitura pela primeira vez, ainda em 2005, na ocasião quando o então prefeito José Predrosa o nomeou por cincos dias.
A denúncia: no concurso público de 2003 havia apenas duas vagas para Biomédico, a atual secretária Rimelc passou no concurso na 9ª posição, o prefeito Kil, à época vice-prefeito, assumiu a prefeitura entre de 12 a 16 de fevereiro, 2005, tempo suficiente para nomear, na frente dos outros aprovados dentro das vagas a senhora Rimelc Shirley, que é sua cunhada.
Pela Portaria, a atual secretária de Educação, 9º lugar, tomou posse antes mesmo da candidata que foi aprovada em 3º lugar, já que o 2º lugar desistiu do concurso. O fato causou “estranheza” por parte dos demais participantes do concurso e chamou atenção do vereador, que tornou o caso público.
O vereador Ricardo Praxedes encaminhará as denúncias ao Ministério Público Estadual para que as denúncias de fraude no concurso sejam devidamente apuradas e caso os agentes públicos tenham cometido “ilícito”, “todos os envolvidos devem ser responsabilizados no rigor da lei”, destacou Ricardo.
Documentos que a Folha de Alagoas teve acesso: