A alagoana Marta, orgulho da Terra dos Marechais, foi indicada pela Fifa à lista das dez finalistas ao prêmio de melhor jogadora do mundo. Atualmente no Orlando Pride, dos Estados Unidos, a camisa 10 do Brasil foi selecionada ao prêmio pela 14ª vez e tentará faturar seu sexto troféu.
A cerimônia de premiação acontecerá em 24 de setembro, em Londres, e terá um nome diferente em relação aos dois últimos anos. Isso porque nem a vencedora de 2017, a holandesa Lieke Martens, nem detentora do troféu de 2016, a norte-americana Carli Lloyd, estão entre as dez finalistas.
Marta Vieira da Silva nasceu em Dois Riachos no dia 19 de fevereiro de 1986. Após atuar como juvenil do CSA, Marta iniciou a carreira profissional no Vasco da Gama em 2000 aos 14 anos. Após dois anos no time cruzmaltino, transferiu-se para o mineiro Santa Cruz, onde jogaria por mais duas temporadas, antes de defender o Umeå IK, da Suécia. Por este clube, tornou-se muito mais conhecida na Europa e foi se destacando cada vez mais, até ser considerada a melhor jogadora do mundo pela primeira vez. O resto da história todos já sabem.