Banner-728x90px-Alagoas-Inteligente_2
1017
3 de abril de 2026
Folha de Alagoas
BannerSiteContrato_SENAI_728x90px (1)
BannerSiteContrato_SENAI_728x90px (1)
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
3 de abril de 2026
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
CÂMARA 1 - 728x90 (1)
CÂMARA 2 - 728x90 (1)
Redação

Redação

Audiências reavaliam situação de crianças em abrigos

4 de outubro de 2018
0

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

As unidades de acolhimento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) estão recebendo nos meses de outubro e novembro as audiências concentradas para reavaliação da situação de cada criança e adolescente submetido a medidas protetivas de acolhimento. O intuito  do Juizado da Infância e da Juventude é concentrar esforços para buscar saídas para a rápida reinserção da criança ou do adolescente à sua família biológica ou extensa e, como última saída, a colocação em família substituta.

A primeira unidade a receber as audiência foi a Unidade de Acolhimento Institucional Rubens Colaço, que atende crianças com idade entre 0 e 6 anos. Nesta quarta e quinta-feira (3 e 4), representantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e equipe técnica do abrigo reavaliam a situação de cada criança acolhida na instituição, visando a garantia de direitos delas de ter um lar.

semas-audiencia-concetrada-rubens-colaco-4
Audiência concentrada reavalia situação de cada criança e adolescente submetido à medida protetiva de acolhimento. Foto: Ascom Semas

A titular do Juizado, Fátima Pirauá, destaca que a intenção dos trabalhos é garantir o direito das crianças. As audiências concentradas representam um esforço conjunto na busca de alternativas para cada caso.

“É muito importante essas audiências concentradas, tanto quando a gente consegue a inserção familiar, que é um direito da criança está com sua família biológica, como quando a gente consegue uma família substituta. Essas audiências são muito importantes porque estas crianças estão sendo bem cuidadas no abrigo, estão estudando. É uma medida de proteção inicial quando elas chegam aqui por conta de negligência, de abuso, abandono e maus tratos, o que for. Mas o ideal e o que é direito mesmo da criança é está em uma família, seja na sua família natural, seja em uma família substituta. Então, estamos cumprindo a nossa missão, nosso papel. Temos tido um apoio muito bom da Semas e gente parabeniza, porque os abrigos são, como o nome diz, uma unidade de acolhimento. Os meninos são bem cuidados, são bem tratados, mas este não é o lugar deles. O lugar deles é em uma família. Então a gente está muito feliz em realizar estas audiências e ter este fruto do nosso trabalho”, destacou a magistrada.

Emocionado, o casal Darlane e Edgar saiu da audiência concentrada com o filho sonhado nos braços. É que há quatro anos eles estão no cadastro de adoção e conseguiram nesta quinta-feira a guarda provisória do menino de 5 anos que estava acolhido na Rubens Colaço. Ela, que é psicóloga, relatou que há três meses já estava sendo trabalhado o processo de adoção da criança (que não pode ter o nome divulgado como medida de proteção), sendo trabalhado o vínculo.

“É muito gratificante sair assim desta audiência, pois nós nos sentimos sempre amparados pela Justiça, pelo Abrigo e por toda uma equipe que nos apoiou, orientou, acolheu e nos ajudou neste vínculo com a criança. Estamos muito felizes porque é uma realização nossa e creio que da criança também. Estávamos há quatro anos no cadastro da adoção e há cerca de 3 meses a gente vinha trabalhando o vínculo com a criança. A gente sai daqui hoje feliz demais e com a família completa”, contou Darlane.

A coordenadora-geral de Acolhimento Institucional da Semas, Sônia Ivanoff, falou que a expectativa da Semas com as audiências concentradas é que estas crianças e adolescentes que estão sendo assistidos pela Prefeitura de Maceió tenham uma definição mais rápida da situação delas. “Não que as audiências no Juizado não ajudem, mas trazer o Juizado e toda sua equipe para dentro dos abrigos demonstra que os laços estão bem firmados entre Semas e o Juizado. Onde nós podemos contar sempre com eles e eles conosco. É um trabalho de parceria e isso só vem para fortalecer cada vez mais. Para as crianças é a agilidade dos processos, seja ele qual for, sempre pensando no bem para eles. A juíza junto com a equipe do Juizado e do abrigo é que vão definir em conjunto qual é a melhor solução para as crianças”, reforçou.

A próxima audiência concentrada nos abrigos da Semas será na Casa Lar – que atende grupo de irmão biológicos ou afetivos -, no dia 10. A programação segue nos dias 18 e 19 de outubro na Unidade de Acolhimento Institucional Luzinete Soares – que atende meninas com idade entre 7 e 17 anos – e no dia 7 de novembro na Unidade de Acolhimento Institucional Acolher.

Redação, com Assessoria

Você também pode gostar desses conteúdos

Prefeitura de Maceió decreta ponto facultativo nesta sexta-feira (5), aniversário da capital
Sem categoria

Prefeitura de Maceió cancela ponto facultativo desta quinta-feira (2)

por Redação
2 de abril de 2026
Maceió pode ganhar pontos de apoio para trabalhadores de aplicativo após proposta de David do Emprego
Sem categoria

Maceió pode ganhar pontos de apoio para trabalhadores de aplicativo após proposta de David do Emprego

por Redação
2 de abril de 2026
MP mantém posição contra soltura de dona de clínica ligada ao caso Claudia Pollyanne
Sem categoria

MP mantém posição contra soltura de dona de clínica ligada ao caso Claudia Pollyanne

por Redação
2 de abril de 2026
Semarh alerta para riscos causados pelas chuvas até quarta-feira (21)
Sem categoria

Inmet renova alerta de chuvas para municípios de Alagoas

por Redação
2 de abril de 2026
Renan Filho deixa o Ministério dos Transportes; George Santoro assume o cargo
Sem categoria

Renan Filho deixa o Ministério dos Transportes; George Santoro assume o cargo

por Redação
2 de abril de 2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post

Aéreas dizem que mudança no horário de verão vai prejudicar passageiro

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

7 de agosto de 2025
Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

7 de agosto de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Geral

Elefante-marinho encontrado morto em Jequiá da Praia pode ter sido vítima de ação humana

2 de abril de 2026
Geral

Avenida da Paz será interditada de quinta a domingo para evento da Prefeitura

2 de abril de 2026
Política

Às vésperas de saída, JHC exonera comissionados da Prefeitura de Maceió

2 de abril de 2026

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.