Banner-728x90px-Alagoas-Inteligente_2
1017
21 de junho de 2026
Folha de Alagoas
BannerSiteContrato_SENAI_728x90px (1)
BannerSiteContrato_SENAI_728x90px (1)
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
21 de junho de 2026
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
CÂMARA 1 - 728x90 (1)
CÂMARA 2 - 728x90 (1)
Redação

Redação

Bernardo Bertolucci, cineasta italiano, morre aos 77 anos

26 de novembro de 2018
0

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

O cineasta italiano Bernardo Bertolucci, diretor de filmes como o polêmico “Último tango em Paris” (1972), o premiado “O último imperador” (1987) e “Os sonhadores” (2003), morreu nesta segunda-feira (26) aos 77 anos.

De acordo com a imprensa italiana, ele estava em casa, em Roma, mas a causa da morte não foi revelada. O jornal “Corriere Della Sera” cita “uma longa doença”.

Considerado o último grande mestre do cinema italiano, com filmes de forte teor erótico, político e psicológico, Bertolucci fez ainda obras-primas como “Antes da revolução” (1964), “1900” (1976), “O conformista” (1970).

Com “O último imperador” (1987), levou o Oscar de melhor diretor (é o único italiano a ter levado o prêmio), melhor filme e melhor roteiro. O longa faturou, ao todo, nove estatuetas. Em maio de 2011, ele recebeu uma Palma de Honra, no Festival de Cannes, pelo conjunto de sua obra.

Além de filmes de ficção, Bertolucci dirigiu documentários. Iniciou a carreira artística como poeta e também se destacou como roteirista. Assinou, por exemplo, “Era uma vez no oeste” (1968), de Sergio Leone.

Ele era casado desde 1978 com Clare Peploe.

Polêmica de ‘Último tango…’

Nos últimos anos, Bernardo Bertolucci vinha sendo alvo de críticas após ter vindo à tona um vídeo no qual ele admitiu ter filmado uma cena de sexo não consentida em “Último tango em Paris”.No vídeo, gravado originalmente em 2013 mas republicado por uma ONG espanhola no final de 2016, Bertolucci conta que a atriz Maria Schneider (1952-2011), na época com 19 anos, não sabia de antemão o que aconteceria numa cena na qual Marlon Brando (1924-2004) usa manteiga como lubrificante.

A sequência é uma das mais famosas e polêmicas da história do cinema e intensificou a censura ao longa ao redor do mundo.

“A sequência da manteiga foi uma ideia que tive com Marlon na manhã anterior à filmagem”, lembrou o diretor. “Fui horrível com Maria, porque não lhe disse o que iria acontecer”. De acordo com ele, a intenção era fazer Schneider reagir “como uma menina, não como um atriz”.

No vídeo, Bertolucci conta ainda que não voltou a ver a atriz depois das gravações do filme, porque “ela o odiava”. Na época, o diretor afirmou sentir-se culpado pelo episódio, mas não arrependido. “Para fazer filmes e obter algo, às vezes precisamos ser completamente frios.”

Em uma entrevista de 2007 ao tabloide britânico “Daily Mail”, Schneider afirmou que se sentiu humilhada e “um pouco estuprada” durante as filmagens. A atriz contou que a cena não estava no roteiro original e que foi informada sobre o conteúdo pouco antes da filmagem, mas disse que não houve sexo real.

“Marlon me disse: ‘Maria, não se preocupe, é só um filme’. Mas, durante a cena, mesmo que o que Marlon estava fazendo não fosse real, eu estava chorando lágrimas de verdade”, disse.

“Eu estava com tanta raiva. Eu deveria ter ligado para o meu agente ou ter pedido que meu advogado fosse ao set porque você não pode forçar alguém a fazer algo que não está no roteiro, mas na época eu não sabia disso.”

“Último tango em Paris” teve duas indicações ao Oscar: melhor diretor e melhor ator (para Brando).

Poeta

Bernardo Bertolucci nasceu em 16 março de 1941, em Parma. Seu pai, Attilio, era professor de história da arte, poeta, escritor e crítico de cinema.

Influenciado por Attilio, Bernardo começou a carreira artística também como poeta (chegou a ganhar prêmios literários). Cursou Literatura Moderna na Universidade de Roma, mas depois optou por se dedicar ao cinema.

Inicialmente, trabalhou como assistente de direção em “Accatone – Desajuste social” (1961), do cinesta e escritor Pier Paolo Pasolini (1922-1975), amigo de Attilio.

Foi também por influência de Pasolini que Bertolucci dirigiu seu primeiro longa , “A morte” (1962). Com 21 anos, fez uma estreia com críticas negativas. O segundo filme, porém, “Antes da revolução” (1964), teve recepção mais favorável.

Da produção inicial, outros destaques foram “O conformista” (1970), que rendeu indicação ao Oscar de melhor roteiro adaptado, e “A estratégia da aranha” (1970).

Nos anos 1970, além de “O último tango…”, dirigiu “1900”( 1976), que tem no elenco grandes nomes, como Robert De Niro, Burt Lancaster, Gérard Depardieu e Donald Sutherland.

Ao longo das décadas seguintes, Bertolucci lançou filmes que aumentaram sua popularidade e novamente com elencos estrelados, caso de “O céu que nos protege” (1990), com John Malkovich e Debra Winger, e “O pequeno Buda” (1993), protagonizado por Keanu Reeves. Em “Beleza roubada” (1996), dirigiu Jeremy Irons e a então novata Liv Tyler.

Já neste século, uma de suas obras mais conhecidas é “Os sonhadores” (2003), com Eva Green, Louis Garrel e Michael Pitt vivendo três jovens em Paris durante o maio de 1968.

O último longa de Bernado Bertolucci é “Eu e você” (2012).

G1

Você também pode gostar desses conteúdos

Espetáculo homenageia Maria Mariá em União dos Palmares com apresentação gratuita
Cultura

Espetáculo homenageia Maria Mariá em União dos Palmares com apresentação gratuita

por Redação
15 de junho de 2026
Cineasta de Pilar lança seu segundo filme: Onde Mora o Medo
Cultura

Cineasta de Pilar lança seu segundo filme: Onde Mora o Medo

por Redação
10 de junho de 2026
Com ingressos gratuitos, espetáculo de dança contemporânea “NÓS” estreia em Maceió
Cultura

Com ingressos gratuitos, espetáculo de dança contemporânea “NÓS” estreia em Maceió

por Redação
9 de junho de 2026
Projeto Juventude Conectada reuniu centenas de jovens em São Miguel dos Campos no último final de semana
Cultura

Projeto Juventude Conectada reuniu centenas de jovens em São Miguel dos Campos no último final de semana

por Redação
1 de junho de 2026
Pedro Henrique grava audiovisual “Cresci no Forró” nesta sexta-feira em Maceió
Cultura

Pedro Henrique grava audiovisual “Cresci no Forró” nesta sexta-feira em Maceió

por Redação
1 de junho de 2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post

PF desarticula organização que fraudava a Previdência Social

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

7 de agosto de 2025
Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

7 de agosto de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Geral

Em 14 anos, mortes no trânsito por causa de álcool diminuem 19,5%

21 de junho de 2026
Política

CBF confirma lesão muscular de Raphinha; saiba mais

20 de junho de 2026
Política

Senador garante recursos para obras que impulsionam São José da Laje

20 de junho de 2026

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.