21 de agosto de 2025
Folha de Alagoas
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
21 de agosto de 2025
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
CÂMARA 1 - 728x90 (1)
CÂMARA 2 - 728x90 (1)
Redação

Redação

Itec lança o pacote de aplicativos Governo na Palma da Mão

18 de dezembro de 2018
0

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Um canivete suíço. Essa é a analogia perfeita para explicar o Governo na Palma da Mão, pacote de aplicativos que está sendo disponibilizado pelo Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec) e que possibilitará interação direta do cidadão com serviços das secretarias e órgãos do Governo de Alagoas, do próprio celular ou em totens digitais. Diversas funcionalidades reunidas em apenas uma ferramenta e a poucos toques.

No conjunto de aplicativos, já estão inseridos inicialmente serviços dos seguintes órgãos e secretarias estaduais: Secretaria de Saúde (Sesau); Secretaria de Educação (Seduc); Departamento Estadual de Trânsito (Detran); Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon); Secretaria de Segurança Pública (SSP), Instituto do Meio Ambiente (Ima), Secretaria da Mulher e Direitos Humanos (Semudh), Corpo de Bombeiros, Secretaria de Turismo (Sedetur) e Secretaria da Fazenda (Sefaz).

“O Governo na Palma da Mão funciona através de plataformas redundantes, provendo aplicativos para Android e IOS, onde o cidadão autentica-se e escolhe que aplicativos quer usar ou instala o “canivete suíço” com todos os aplicativos até então lançados, nas diversas pastas” explicou Luciano dos Santos, diretor-presidente do Itec.

“A autenticação do cidadão no conjunto de aplicativos pode ser feita por intermédio de CNH Digital ou RG Digital, IMEI [Identificação Internacional de Equipamento Móvel] e número do celular cadastrado na base Anatel ou simplesmente por um Cadastro nas Centrais Já”, completou o diretor-presidente do Itec.

Os cidadãos terão acesso aos seguintes aplicativos: SOS Mulher – SOS Idoso – SOS LGBTQI+. Tais categorias terão à disposição um botão de pânico e de socorro via app ou pulseira, que acionará ajuda e auxílio médico em situação de risco; na área fiscal, haverá a possibilidade de pagamentos de tributos estaduais no crédito e participação no programa Nota Fiscal Alagoana; na área ambiental, o cidadão poderá adotar uma árvore virtual e no quesito esporte e lazer, haverá um app para torcedores, com informações, resenhas esportivas e localização dentro do Estádio.

Em educação, os alagoanos poderão contar com o aplicativo Aluno Legal, que consiste na instalação de tablets e câmeras nas escolas públicas e ônibus, que registrarão a frequência de cada estudante pela captura de imagem facial, em tempo real. Os pais que tiverem o aplicativo serão avisados em caso de ausência do filho, assim como poderão acessar outras informações de sua vida escolar.

Os visitantes do nosso Estado ganharão o Turistando – app de informações, roteiros e segurança específicos para turistas; o app Olhar Cidadão, catálogo de serviços, denúncia, registro em vídeo e fotos de irregularidades para denúncia junto ao Detran ou Procon e por último o app Cidadão Legal Segurança, para solicitar auxílio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e mapear áreas de risco.

O Governo na Palma da Mão é resultante da parceria entre Itec e a empresa local Solinn6 – Soluções Inteligentes, representada por seu diretor executivo Paulo Alcântara, que sem fins lucrativos tem participado de todo processo de engenharia e desenvolvimento das soluções. Para a segunda versão dos aplicativos, o Itec já realizando prova de conceito da ferramenta de Inteligência artificial da IBM, que poderá possibilitar a interação entre dos aplicativos e totens, de forma intuitiva e rápida até para pessoas sem alfabetização.

Por sua característica inovadora e facilitar as relações cidadão-governo, o projeto Governo na Palma da Mão será agraciado com menção honrosa, a ser entregue na sede do Palácio de Imprensa, na ocasião de comemoração de 465 anos da cidade de São Paulo.

Assessoria

Você também pode gostar desses conteúdos

57% desaprovam governo Lula e 40% aprovam, aponta Quaest
Política

Quaest: aprovação ao governo Lula sobe e atinge maior nível em 2025

por Redação
20 de agosto de 2025
Câmara aprova urgência a projeto de punição a participantes de motins
Política

Câmara aprova urgência a projeto de punição a participantes de motins

por Redação
20 de agosto de 2025
Câmara Municipal de Maceió retorna os trabalhos nesta terça-feira (19)
Política

Câmara Municipal de Maceió retorna os trabalhos nesta terça-feira (19)

por Redação
19 de agosto de 2025
Governo Trump chama Moraes de “tóxico” e reage a decisão de Dino 
Política

Governo Trump chama Moraes de “tóxico” e reage a decisão de Dino 

por Redação
19 de agosto de 2025
Moraes manda PF liberar a Bolsonaro download de provas do plano de golpe
Política

“Não há a menor possibilidade de recuar”, diz Moraes sobre Bolsonaro

por Redação
18 de agosto de 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post

Com economia em recuperação, inflação tende a ficar abaixo do esperado

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

7 de agosto de 2025
Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

7 de agosto de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sem categoria

CCJ do Senado aprova voto impresso no novo Código Eleitoral

20 de agosto de 2025
Sem categoria

Inmet prevê fortes chuvas em mais de 40 munícipios de Alagoas; veja a lista

20 de agosto de 2025
Sem categoria

Câmara aprova urgência de PL da adultização, e Motta tem bate-boca com bolsonaristas

20 de agosto de 2025

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.