Da Redação
Os trabalhadores deram a resposta nas urnas. A Chapa 1 encabeçada por Renata Valença venceu a eleição do Sindicato dos Comerciários de Alagoas. Há 30 anos o mesmo grupo político se perpetuava no poder.
Apuração que teve início no dia 10, quarta, se estendeu até a madrugada de quinta, 11. A Chapa 1 obteve 1.341 votos e foi seguida pela Chapa 2, com 757 votos. A última colocada na disputa foi a Chapa 3, com apenas 297 votos.
Tratando de votos válidos o percentual ficou o seguinte: 56,12% (Chapa 1), 32,14% (Chapa 2) e 11,74% (Chapa 3). O processo eleitoral se deu após inúmeras denúncias da Central Única dos Trabalhadores (CUT) contra as ilegalidades que vinham sendo praticadas ao longo dos anos no Sindicato, que culminou com afastamento do então presidente José Tadeu de Menezes.
Até hoje, o Sindicato vinha sendo gerido por uma Junta Governativa, já que o Ministério Público do Trabalho detectou uma série de desmandos administrativos da direção que se enraizou no poder. Vale ressaltar que uma gama de advogados tentaram defender o ex-presidente, mas todos sem êxito.
A Chapa 1 levou ao longo do pleito uma mensagem propositiva, pautada através da renovação de verdade com luta e resistência. “Vamos reconstruir o Sindicato. Fazer da entidade classista um verdadeiro instrumento de defesa e conquistas em prol do trabalhador”, garantiu Renata.
Já Izac Jacson, representante da CUT, e um dos timoneiros dessa trincheira destacou que os trabalhadores se colocaram com clareza. “Não há mais espaço para ditadores, os comerciários demonstraram definitivamente a mudança que eles queriam”, expôs o sindicalista.
Toda apuração da eleição foi realizada no Ministério Público do Trabalho e o balanço do pleito foi marcado pela transparência do processo democrático.
Galeria de imagens