Faz 40 anos que as cantoras e compositoras do Brasil fizeram uma revolução da música brasileira e passaram a ter voz cada vez mais ativa na criação musical, consolidando em 1979 conquistas paulatinas que vinham se intensificando ao longo do século XX.
Essa tomada vitalícia do poder feminino reverbera, quatro década depois, na 13ª temporada do programa O som do vinil, apresentado por Charles Gavin no Canal Brasil.
Nessa safra de episódios, programados para irem ao ar a partir de julho, o ex-baterista dos Titãs conversa somente com cantoras e/ou compositores sobre discos relevantes. O elenco da 13ª edição d’O som do vinil inclui Gal Costa, Simone, Joyce Moreno, Joanna, Eliana Pittman e Xênia França, entre outros nomes de mulheres.
Gal, por exemplo, gravou em estúdio da cidade do Rio de Janeiro (RJ) o episódio em que fala sobre o recente álbum A pele do futuro (2018), editado em setembro do ano passado com músicas inéditas de Adriana Calcanhotto, Erasmo Carlos (em parceria com Emicida), Gilberto Gil e Guilherme Arantes.
Em 4 de abril, Simone gravou com Gavin o episódio que terá como tema o álbum Pedaços, lançado justamente em 1979 e considerado um dos melhores – para muitos, o melhor – título da discografia de Simone.
Mauro Ferreira/G1