Lançada em 1989 no mercado fonográfico, a cantora e compositora baiana Sylvia Patricia transita além das fronteiras do Brasil. Piel, EP que a artista lança nesta última semana de maio de 2019 para celebrar 30 anos de carreira fonográfica, é resultado das andanças da cantora pela Espanha, país onde Sylvia começou a se apresentar em 2004.
No disco, produzido pelo catalão Daniel Cros, a intérprete dá voz a seis músicas em espanhol. Algumas são de autoria da cantora compositora, casos de De vuelta (Sylvia Patricia e Cecelo Frony, 2014) e de Un beso (Sylvia Patricia e Paulo Rafael, 2006).
Lançada há cinco anos por Sylvia em EP anterior, De vuelta retorna à discografia da cantora em ritmo de rumba. Já Un beso é ouvida na gravação original apresentada há 13 anos no álbum No rádio da minha cabeça (2006) e em remix em ritmo de reggaeton, produzido pelo baiano Dj Titoxossi.
Fora da seara autoral, Sylvia aborda o bolero mexicano Besame mucho (Consuelo Velásquez, 1940) – com a letra original em espanhol e em outra gravação com (inédita) letra escrita em catalão por Daniel Cros a partir dos versos originais – e Resistiré (Carlos Toro Montoro, 1988).
A cantora já havia gravado no álbum Andante (2010) esse sucesso do espanhol Dúo Dinánico. No EP Piel, Sylvia Patricia acopla Resistiré ao hino disco gay I will survive (Freddie Perren e Dino Fekaris, 1978) em extended mix.
Mauro Ferreira/G1