Banner-728x90px-Alagoas-Inteligente_2
1017
4 de novembro de 2025
Folha de Alagoas
Banner-728x90px-Alagoas-Inteligente_2
Banner-728x90px-Alagoas-Inteligente_2
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
4 de novembro de 2025
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
CÂMARA 1 - 728x90 (1)
CÂMARA 2 - 728x90 (1)
Redação

Redação

Setembro Verde chama a atenção para a importância da doação de órgãos

3 de setembro de 2019
0

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp
Com o objetivo de comemorar o Dia Nacional da Doação de Órgãos, que acontece no próximo dia 27, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) irá promover uma série de eventos este mês. As ações irão integrar a programação alusiva ao Setembro Verde, dedicado à conscientização sobre o tema. O verde é adotado como a cor símbolo da doação de órgãos em todo o mundo.
A expectativa da Central de Transplantes de Alagoas (CTA) é chamar a atenção para a importância de declarar-se doador de órgãos e a necessidade de tornar público esse desejo aos seus familiares. Isso porque, segundo prevê a legislação brasileira, a autorização deverá ser do cônjuge, do companheiro ou do parente consanguíneo de maior idade e juridicamente capaz.
No dia 15, a partir das 9h, a CTA participa de uma ação educativa promovida pela Associação Alagoana dos Doentes e Transplantados de Fígado (ALAF). Durante o evento, que acontece rua fechada da Praia da Ponta Verde, em Maceió, haverá distribuição de material informativo e disponibilização de testes rápidos de hepatite.
As ações para conscientizar a população alagoana sobre a importância da doação de órgãos seguem no dia 17, às 8h30. Nessa data, está programado um encontro das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos no auditório do Hospital Geral do Estado (HGE), no bairro Trapiche, em Maceió.
A programação segue nos dias 20 e 21, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro Jaraguá, em Maceió, com a realização do IV Simpósio Alagoano de Órgãos e Transplantes. “O evento terá vagas para 200 participantes e está com as inscrições abertas através do e-mail doevida.al@hotmail.com”, ressaltou a coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos.
Também está prevista uma ação de conscientização, no próximo dia 22, durante o intervalo do jogo entre CSA e Ceará, no Estádio Rei Pelé, situado no bairro Trapiche, em Maceió. Já no dia 27 serão realizadas palestras e panfletagens na sede da Sesau, no bairro Jaraguá, em Maceió.
Transplantes realizados – Este ano Alagoas já realizou quatro transplantes de coração, cinco de rim e 29 de córnea. Entre os beneficiados está o ex-vendedor de peças automotivas Dayvid Alexandre Santos, 31 anos, que recebeu um novo coração. Para aumentar este número e, consequentemente, reduzir a fila de espera, Daniela Ramos ressalta que é importante elevar a consciência das pessoas sobre o ato da doação de órgãos, diminuindo dúvidas e mitos sobre o processo.
Em Alagoas, atualmente 217 pessoas estão na fila de espera para receber um rim, uma espera por um novo coração e outras 241 aguardam por uma córnea. “No Brasil, para ser doador de órgãos e tecidos, não é necessário deixar nenhum documento por escrito. Basta manifestar essa vontade para os familiares. A doação de órgãos e tecidos só acontece após autorização familiar documentada”, explicou Daniela Ramos.
A doação pode ser de órgãos (rim, fígado, coração, pâncreas pulmão e intestino) ou de tecidos (córnea, pele, ossos, válvulas cardíacas, cartilagem, medula óssea e sangue de cordão umbilical). No caso de órgãos como o rim, parte do fígado e da medula óssea, pode ser feita em vida. Em Alagoas, especificamente, são realizados os transplantes de rim, coração e córnea.
Já a doação de pessoas falecidas somente acontece após a confirmação do diagnóstico de morte encefálica. Geralmente são pessoas que sofreram um acidente automobilístico ou sofreram alguma queda, ocasionando o traumatismo craniano. Também são potenciais doadores àqueles que sofreram um Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente chamado de derrame, e que posteriormente evoluíram para morte encefálica.
Para obter mais informações sobre como se declarar doador de órgãos e sobre o processo de doação, basta entrar em contato com a Central de Transplantes de Alagoas. O contato pode ser feito pelo telefone (82) 3376-8186 ou através do e-mail:doevida@saude.al.gov.br

Você também pode gostar desses conteúdos

Atração do São João Massayó, Gusttavo Lima lidera ranking de verbas públicas
Geral

Atração do São João Massayó, Gusttavo Lima lidera ranking de verbas públicas

por Redação
4 de novembro de 2025
Prefeitura de Maceió realiza último dia de vacinação antirrábica no sábado (8)
Geral

Prefeitura de Maceió realiza último dia de vacinação antirrábica no sábado (8)

por Redação
4 de novembro de 2025
Segunda superlua do ano poderá ser vista no Brasil por 3 dias
Geral

Segunda superlua do ano poderá ser vista no Brasil por 3 dias

por Redação
4 de novembro de 2025
Judiciário de Alagoas funciona em regime de plantão de 16 a 21 de abril
Geral

Réus são condenados a mais de 42 anos por homicídio no São Jorge, em Maceió

por Redação
4 de novembro de 2025
Cemitérios de Maceió registraram cerca de 70 mil visitantes no Dia de Finados
Geral

Cemitérios de Maceió registraram cerca de 70 mil visitantes no Dia de Finados

por Redação
3 de novembro de 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post

Samir lembra início do Flamengo e crescimento na Europa

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

7 de agosto de 2025
Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

7 de agosto de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sem categoria

TJ confirma legalidade de leilão de imóvel do Estado onde funcina o CAPS

4 de novembro de 2025
Sem categoria

Ex-dirigentes de ONG são investigadas por desvio de R$ 600 mil em Maceió

4 de novembro de 2025
Política

“Tinha ordem de prisão, não de matança”, diz Lula sobre megaoperação

4 de novembro de 2025

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.