Cartas na mesa e relatório minucioso em mãos. O Flamengo já sabe o que precisa fazer para contratar Fredy Guarín, já sabe que o colombiano quer defender o clube, só não sabe ainda se quer contar com ele no elenco. Com conversas bem encaminhadas por um contrato de três meses, o Rubro-Negro avalia prós e contras da contratação.
O acordo pelo curto período com possibilidade de renovação até o fim de 2020 não é problema. O próprio staff do volante acredita em ofertas da MLS para a próxima temporada, o que facilitou o entendimento. A diretoria do Flamengo, por sua vez, discute com Jorge Jesus os benefícios da chegada imediata de Guarín.
O departamento de inteligência vasculhou todo o histórico recente do colombiano para apresentar ao treinador. O material conta desde informações básicas, passando por estatísticas e até mapa de calor que pontua o posicionamento do jogador em cada partida pelo ex-clube, Shanghai Shenhua. O longo período de inatividade é um dos fatores analisados.
Cartas na mesa por Fredy Guarín
Flamengo oferece contrato de 90 dias com renovação por um ano
Colombiano não entra em campo há 75 dias
Informação de que não há histórico de lesão ou problemas físicos
Volante tem sondagens da MLS para 2020
Janela fecha no dia 27 de setembro
A última partida de Guarín foi disputada em 6 de julho, há 75 dias, praticamente o mesmo prazo do contrato que está engatilhado (90 dias). O Flamengo entende que, caso busque o reforço, não há tempo para recuperação física ou adaptação, é preciso estar pronto, casos de Gérson e Pablo Marí.
Por outro lado, as informações dão conta de um jogador com bom condicionamento físico e sem histórico de lesões. Com os termos para um acerto engatilhados, o clube agora coloca tudo na balança para não dar um tiro na água. O que aconteceu com Ramires, no Palmeiras, é um exemplo do que o Flamengo não quer passar.
O prazo para uma decisão é o dia 27 de setembro, quando encerram as inscrições tanto para o Brasileirão quanto para a semifinal da Libertadores. O Rubro-Negro não tem pressa por uma resposta imediata.
Enquanto avalia a contratação de Guarín, o Flamengo se prepara para encarar o Cruzeiro, sábado, às 17h (de Brasília), pela 20ª rodada do Brasileirão. Com 42 pontos, a equipe é a líder isolada da competição.