O modo de fazer gestão pública em Alagoas tem mudado para melhor. De uns tempos para cá, a burocracia passou a ceder espaço para a facilidade e para a economia, tudo isso por conta de uma plataforma que vem revolucionando o Estado: o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A ferramenta, que é a principal quando o assunto é processo administrativo, agora tem 100% de adesão nos órgãos e secretarias do Governo de Alagoas.
Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o SEI permite a tramitação de processos eletrônicos até mesmo por meio de um smartphone. Implementado através da Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), o sistema vem reconfigurando os procedimentos que fazem o serviço público acontecer em Alagoas.
“O processo de implementação para todo o Estado teve início em 2017, exigiu bastante mudança comportamental, capacitações e reformulações de procedimentos. Foram muitas pessoas envolvidas e engajadas no propósito da ferramenta. Estamos, sem dúvidas, mais integrados, falando a mesma linguagem técnica e, o melhor, mais eficientes em nossos ofícios”, afirma a assessora especial da Superintendência de Modernização e Gestão da Qualidade da pasta e coordenadora de implementação do SEI em Alagoas, Adriana Nunes.
Com uma interface simplificada, a plataforma viabiliza a tramitação de processos em tempo real. Por meio dela, é possível, entre outras coisas, acessar um painel de controle dos documentos, dar início a um processo, acompanhar trâmites e visualizar estatísticas de desempenho dos setores de um órgão. Segundo Nunes, a expectativa é que também a população passe, em breve, a fazer uso das funcionalidades do sistema.
“Como muitos órgãos já estão numa fase mais avançada da implementação, começamos a alinhar, com estes, a possibilidade de a sociedade passar a abrir processos por meio da ferramenta, incluir documentos necessários e conseguir ter suas solicitações atendidas sem nem precisar sair de casa. Essa autonomia é um dos grandes pontos positivos do SEI e esperamos que os cidadãos se empoderem dela logo”, esclarece a coordenadora.
Plataforma tem otimizado rotina de trabalho do Detran
Lá no Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o SEI virou unanimidade, tanto que todos os setores, em breve, não receberão mais processos físicos. De acordo com o coordenador do Núcleo Técnico Setorial de Implementação do sistema no órgão, Adailson Gomes, a migração só trouxe benefícios, principalmente no que diz respeito à economia e à celeridade.
“Antes, os processos que eram abertos nas Ciretrans demoravam para chegar na sede porque vinham por malote apenas duas vezes na semana. Agora, com apenas um clique, em um segundo, eles estão conosco. Processos enviados para outros órgãos do Estado, que antes necessitavam de motoristas para serem encaminhados, também podem ser acessados facilmente por qualquer entidade, sem gasto de combustível ou com malote de correios. As assinaturas do diretor, por exemplo, que eram feitas em cada documento no processo físico, agora podem ser feitas de uma só vez em um bloco de assinatura”, explica ele.
Segundo Adailson, a plataforma também vem dando mais autonomia aos setores e, com isso, otimizando o fluxograma dos processos como um todo no dia a dia do Detran. O servidor destaca, ainda, o impacto da utilização da ferramenta para o meio ambiente.
“Os eventos dos processos acontecem em tempo real, o que possibilita o compartilhamento do conhecimento, e estão mais transparentes, o que reforça a palavra de ordem no setor público. Além de tudo isso, temos a economia de papel, que é um dos grandes benefícios do SEI e que vem fazendo com que nós possamos dar também essa contribuição para a sustentabilidade”, pontua Adailson.
Para o secretário titular do Planejamento e Gestão, Fabrício Marques Santos, o SEI representa, além do trabalho integrado de todos os órgãos em prol do bom andamento da máquina pública, o conjunto de iniciativas que o Governo vem tomando para modernizar o Estado.
“É um grande trabalho de união de forças técnicas que tem dado muito resultado e impulsionado o caminho para outros processos inovadores dentro do serviço público alagoano. Temos buscado alternativas que nos auxiliem a promover uma máquina administrativa ainda mais resolutiva, que atenda às necessidades da população de forma célere e eficiente, e, sem dúvidas, o SEI é uma das apostas que têm dado muito resultado nesse sentido”, afirma Fabrício Marques.
Assessoria