Ao morrer na noite de domingo, o carioca Jorge Fernando (29 de março de 1955 – 27 de outubro de 2019) sai de cena consagrado como ator e, sobretudo, como diretor de TV.
Mas Jorginho, como ele era carinhosamente chamado no meio artístico, também entendia muito de teatro e deixa marcas na cena musical brasileira como diretor de shows.
Jorge Fernando conduziu no palco cantores como Ney Matogrosso (no show Destino de aventureiro, de 1984), Simone (no show Desejos, também de 1984) e Edson Cordeiro (os dois primeiros grandes shows do cantor, de 1990 e 1992), entre outros nomes, mas a grande parceria do artista na MPB foi com Elba Ramalho.
Cantora e atriz de aflorada vocação teatral, Elba encontrou em Jorge Fernando o parceiro ideal para a direção de espetáculos exuberantes que evidenciaram a força da intérprete paraibana em cena sem perda da alegria, marca registrada dos dois artistas.
Elba Ramalho e Jorge Fernando no programa ‘Encontro com Fátima Bernardes’, em novembro de 2018 — Foto: Reprodução / GloboPlayElba Ramalho e Jorge Fernando no programa ‘Encontro com Fátima Bernardes’, em novembro de 2018 — Foto: Reprodução / GloboPlay
Elba Ramalho e Jorge Fernando no programa ‘Encontro com Fátima Bernardes’, em novembro de 2018 — Foto: Reprodução / GloboPlay
Sob a batuta de Jorge Fernando, Elba fez três dos melhores shows da trajetória da cantora nos palcos, iniciada ainda nos anos 1960, de início no circuito regional da Paraíba.
Os espetáculos Popular brasileira (1989) e Leão do Norte (1996) obtiveram grande reconhecimento de crítica e público. Show inspirado na atmosfera circense, Baioque (1997) foi menos visto e aplaudido, mas tinha o mesmo vigor cênico.
A parceria da cantora com Jorge Fernando começou em 1987 com o show Elba, estreado em outubro daquele ano na casa Canecão, palco mais concorrido da cidade do Rio de Janeiro (RJ).
Popular brasileira – show que entrou em cena em junho de 1989 com números de dança feitos por Elba com o então emergente Carlinhos de Jesus – foi o primeiro ápice dessa parceria que durou até 1999, ano do show Solar.
Ao sair de cena, Jorge Fernando merece aplausos por essa parceria com Elba Ramalho, importante na carreira da grande cantora e também na trajetória desse igualmente grande diretor de shows, teatro e TV.
Mauro Ferreira/G1