11 de maio de 2025
Folha de Alagoas
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
11 de maio de 2025
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
Anuncios-TCE-970x90 - PNG
Anuncios-TCE-970x90 - PNG
Redação

Redação

Rui Palmeira assina adesão a rede de cidades sustentáveis

7 de novembro de 2019
0
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

A construção de uma cidade mais sustentável é uma das linhas de trabalho adotadas pela Prefeitura de Maceió para colaborar com o enfrentamento da crise global climática, incluindo ações executadas por meio de obras e projetos estratégicos. Para reforçar esse compromisso com o meio ambiente, o prefeito Rui Palmeira formalizou hoje (07), em Recife, a adesão da capital ao ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade -, e assinou a carta de intenção que embasará o decreto que declara o Reconhecimento à Emergência Climática Global pelo Município de Maceió.

A assinatura aconteceu durante o segundo dia da Conferência Brasileira de Mudança do Clima, que segue até amanhã (08) na capital pernambucana.

Segundo explicou Rui Palmeira, o decreto é um documento que conta com a adesão de mais de mil entidades e governos de 18 países, todos comprometidos com as metas estabelecidas para a redução da emissão de carbono. Para atender aos objetivos do decreto, o trabalho a longo prazo deve ser voltado, sobretudo, às áreas de maior índice de vulnerabilidade social, às comunidades históricas e às que têm maior incidência de impactos ambientais. “Assumimos um compromisso necessário da crise global climática. Sabemos que é algo a ser trabalhado ao longo dos próximos anos, no entanto, o primeiro passo foi dado e isso tem uma representação significativa, visto que ficará como responsabilidade da gestão municipal o desenvolvimento de ações com este objetivo”, declarou o chefe do Executivo.

Palmeira foi à Conferência acompanhado dos titulares da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial (Sedet), Rosa Tenório, e da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), Gustavo Torres. No evento, o gestor participou do Painel Prefeitos pelo Clima ao lado dos prefeitos Geraldo Júlio (Recife-PE), Ary Vanazzi (São Leopoldo-RS) e Roberto Cláudio (Fortaleza-CE).

O prefeito falou sobre as ações sustentáveis desenvolvidas em Maceió, destacando a implantação da iluminação em LED, a reutilização de asfalto removido de vias com pavimento danificado na pavimentação de novas ruas e a coleta seletiva a partir da contratação pioneira em Alagoas de cooperativas para a prestação do serviço porta a porta.

“Buscamos desenvolver Maceió com um olhar mais sustentável, com a redução da utilização de recursos naturais, investindo em novas tecnologias, ampliando a coleta seletiva e buscando alternativas para atender as demandas da população sem que haja danos ao meio ambiente. Iniciamos a substituição da iluminação convencional de Maceió por lâmpadas de LED. Hoje, 12% das luminárias da cidade já são deste modelo, que tem durabilidade bastante superior e é mais econômico, e queremos chegar em breve ao percentual de 25%. Estamos reciclando metralha da construção civil em nossa usina de asfalto e reutilizando na pavimentação. Fizemos a primeira contratação de cooperativas de catadores e chegamos a atender cerca de 60% da capital com coleta seletiva, isso no serviço porta a porta, nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e nos Ecopontos”, enfatizou Rui Palmeira.

Para o titular da Sudes, a adesão de Maceió ao ICLEI e a assinatura do prefeito no decreto são de extrema importância para o desenvolvimento sustentável da cidade. Ao acompanhar o evento, Gustavo Torres lembrou que, além dos serviços à população citados por Rui, a Prefeitura também trabalha com projetos estratégicos coordenados pelo Gabinete de Governança, a exemplo do Inova Maceió e Maceió Cidade Inteligente, que são pautados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

“A adesão de Maceió ao ICLEI é um importante passo. Participamos da Conferência e acompanhamos a exposição do que tem sido feito em outras capitais. Ficamos felizes em saber que não estamos seguindo em mão contrária, mas sim no caminho certo para o desenvolvimento de uma cidade mais sustentável. Temos um serviço de coleta seletiva abrangente e que não somente destina adequadamente os resíduos recicláveis, mas que também gera renda às famílias de catadores. A educação ambiental faz parte de nossas ações, temos ampliado o plantio de árvores, trabalho que somente nos últimos dois anos resultou em quase 40 mil novos exemplares na cidade, além de outros serviços que estão em andamento para beneficiar o meio ambiente e proporcionar melhoria na qualidade de vida da população”, comentou Gustavo Torres.

A secretária Rosa Tenório também destacou a adesão firmada pelo prefeito Rui Palmeira e a participação da gestão no evento, que reúne líderes de todo o País na discussão sobre as mudanças climáticas. “É um marco para o Município de Maceió tanto a participação neste encontro quanto a assinatura do termo de adesão ao ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade -, que é um importante compromisso com este grupo que defende cidades sustentáveis e se preocupa com os impactos ao meio ambiente, com as mudanças climáticas e a necessidade de energias renováveis, pontos que já estão na nossa agenda”, destacou na titular da Sedet.

Lucas Alcântara/ Ascom Sudes

Você também pode gostar desses conteúdos

STF começa análise de suspensão de processo contra Ramagem
Política

4 a 0: STF tem maioria para restringir decisão da Câmara sobre Ramagem

por Redação
9 de maio de 2025
Ex-governador Teotonio Vilela recebe comenda Tavares Bastos, a mais alta honraria da ALE
Política

Ex-governador Teotonio Vilela recebe comenda Tavares Bastos, a mais alta honraria da ALE

por Redação
9 de maio de 2025
PSD vai buscar reeleição de Luciano Amaral e levar Rui Palmeira de volta para Câmara
Política

PSD vai buscar reeleição de Luciano Amaral e levar Rui Palmeira de volta para Câmara

por Redação
9 de maio de 2025
Calote de JHC reflete na paralisação dos trabalhadores da Localine
Política

Calote de JHC reflete na paralisação dos trabalhadores da Localine

por Redação
9 de maio de 2025
Paulão critica ações do MPF e DPU contra jornalista sobre cobertura do caso Braskem
Política

Paulão critica ações do MPF e DPU contra jornalista sobre cobertura do caso Braskem

por Redação
9 de maio de 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post

Ministério não vê motivos para decretar emergência em saúde no NE

Calote de JHC reflete na paralisação dos trabalhadores da Localine

Calote de JHC reflete na paralisação dos trabalhadores da Localine

9 de maio de 2025
Vereadores celebram desenvolvimento do Benedito Bentes nos 39 anos do bairro

Vereadores defendem retomada de comissão para fiscalizar BRK em Maceió

8 de maio de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sem categoria

Educação que transforma: Cursinho Popular Mundaú oferece preparação gratuita para o ENEM na Chã da Jaqueira

10 de maio de 2025
Geral

Presidente do TJ/AL celebra “Dia das Mães” ao lado de servidoras

9 de maio de 2025
Sem categoria

Corridas de rua alteram trânsito da orla marítima de Maceió neste fim de semana

9 de maio de 2025

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.