14 de setembro de 2025
Folha de Alagoas
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
14 de setembro de 2025
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
CÂMARA 1 - 728x90 (1)
CÂMARA 2 - 728x90 (1)
Redação

Redação

Diário Oficial do Município desta segunda publica promulgação de 8 novas leis

13 de janeiro de 2020
0

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Na edição do Diário Oficial do Município de Maceió desta segunda-feira (13), 8 leis foram promulgadas pela Câmara de Vereadores. De acordo com a Lei Orgânica, após os parlamentares derrubarem os vetos em Plenário, os projetos são enviados para a Prefeitura para a sanção. Como o chefe do Executivo não o fez no prazo de 15 dias úteis, coube ao presidente do Poder Legislativo, Kelmann Vieira (PSDB), promulgar. Com a publicação, todas entram em vigor.

Entre as leis, a de N°. 6.967, de autoria da vereadora Ana Hora (PSD), que institui a Política Municipal de Educação Preventiva contra a Hanseníase e de combate ao preconceito na cidade de Maceió. A lei ainda determina que o município faça adesão integral às atividades de Janeiro Roxo, ficando instituída a Semana de Combate ao Preconceito e a Hanseníase, a ser comemorada anualmente na última semana do mês de janeiro.

O presidente da Casa também promulgou a lei N°. 6.968, de autoria do vereador Anivaldo Lobão (PR), instituindo o calendário oficial da Cultura Afro-Brasileira no município. Os eventos serão realizados anualmente, nas seguintes datas: Xangô Rezado Alto em 2 de fevereiro, Festa das Águas em 8 de novembro e Consciência Negra em 20 de novembro.

Na mesma edição do Diário, foi publicada a lei N°. 6.969 de autoria da vereadora Silvania Barbosa (PRTB), que altera a redação do artigo 282 e o seu parágrafo único da lei nº 3.538/1985, de 23 de dezembro de 1985 (Código de Posturas) e acrescenta parágrafos e incisos. Segundo o artigo, a licença do vendedor ambulante, em caráter permanente, a título precário, poderá ser transferida desde que atenda à conveniência pública. No caso de falecimento do titular ou de enfermidade física ou mental que o impeça de gerir seus próprios atos, a outorga será transferida preferencialmente nesta ordem: ao cônjuge ou companheiro; aos ascendentes e descendentes; entre os parentes da mesma classe. A transferência só poderá ocorrer se o ambulante titular estiver quite com a taxa de uso de solo público.

Também de autoria da vereadora, foi promulgada a lei N°. 6.971, que acrescenta o item 6 ao artigo 316 da Lei nº 3.538/1985, com a seguinte redação: “O permissionário de Banca de Revista poderá mudar o ramo de sua atividade para o qual obteve permissão de uso do solo público ou diversificá-lo, desde que seja feito com a autorização da SEMSCS e que atenda à conveniência pública”.

Entrou em vigor também a lei N°. 6.970, de autoria do então vereador Dudu Ronalsa (PSDB), que institui, no âmbito do município de Maceió, a Semana Municipal de Conscientização Sobre a Síndrome Congênita do Zika Vírus, a ser realizada anualmente na semana do dia 12 de outubro.

Já a vereadora Fátima Santiago (Progressistas), é autora da lei N°. 9.972 que institui a carteira de identificação do autista (CIA) no município de Maceió e diz que a pessoa portadora de Transtorno do Espectro Autista (TEA) é legalmente considerada pessoa com deficiência para todos os efeitos, com direito à assistência social.

Do vereador Antônio Holanda (MDB), a lei N°. 6.973 tem como objetivo determinar que o corpo docente das unidades ensino das escolas públicas do município de Maceió, pertencente à rede municipal de ensino, poderão homenagear professores e servidores falecidos, denominando os ambientes, espaços e salas de aulas.

Por fim, o vereador Galba Netto (MDB) é autor da lei N°. 6.974 em que considera de utilidade pública a Liga Carnavalesca de Maceió.

Segundo o presidente da Casa, “são leis com objetivos claros e alcance social, por isso, primeiramente aprovamos os projetos em Plenário e depois, derrubamos os vetos governamentais. Agora, seguindo o que nos determina a Lei Orgânica, fazemos a promulgação, tendo a certeza que estamos melhorando a vida dos maceioenses”, destacou Kelmann Vieira.

Assessoria

Você também pode gostar desses conteúdos

Concurso da Câmara tem novo edital autorizado; salário é até R$ 29 mil
Política

Concurso da Câmara tem novo edital autorizado; salário é até R$ 29 mil

por Redação
14 de setembro de 2025
Política

Bolsonaro fica inelegível até 2060 após condenação

por Redação
13 de setembro de 2025
Parlamentares debatem constitucionalização da perícia criminal
Política

Parlamentares debatem constitucionalização da perícia criminal

por Redação
13 de setembro de 2025
Eduardo Bolsonaro critica condenação do pai e afirma que direita mundial está se “unindo”
Política

Eduardo Bolsonaro critica condenação do pai e afirma que direita mundial está se “unindo”

por Redação
12 de setembro de 2025
Política

“Melhor aliado político”, diz Geraldo Lessa sobre o vice-governador Ronaldo Lessa

por Redação
12 de setembro de 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post

Petra Costa celebra indicação de "Democracia em Vertigem"

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

7 de agosto de 2025
Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

7 de agosto de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sem categoria

23% das crianças e adolescentes dizem ter sofrido violência sexual na internet

14 de setembro de 2025
Sem categoria

Governo identifica três drogas “desconhecidas” em circulação no Brasil

14 de setembro de 2025
Geral

Plataformas digitais apontam riscos na aplicação da Reforma Tributária

14 de setembro de 2025

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.