Banner-728x90px-Alagoas-Inteligente_2
1017
24 de junho de 2026
Folha de Alagoas
BannerSiteContrato_SENAI_728x90px (1)
BannerSiteContrato_SENAI_728x90px (1)
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
24 de junho de 2026
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
CÂMARA 1 - 728x90 (1)
CÂMARA 2 - 728x90 (1)
Redação

Redação

Casal investe R$ 18 milhões no abastecimento do Sertão alagoano

13 de fevereiro de 2020
0

Arquivo

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

O Sistema Coletivo do Sertão, responsável por abastecer seis cidades e beneficiar mais de 120 mil habitantes, recebeu quase R$ 10 milhões em investimentos do Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). Já em Inhapi, outros R$ 8 milhões foram investidos na construção de um sistema individual, composto por uma Estação de Tratamento de Água (ETA), captação e adutora.

As unidades que passaram por melhorias foram visitadas pelo presidente Clécio Falcão e pelo vice-presidente de Gestão de Serviços de Engenharia, Geraldo Leão, nestas quarta (12) e quinta-feira (13).

Na Estação de Tratamento de Água (ETA) Alto Sertão, situada em Pariconha, os gestores da Companhia, acompanhados pelo gerente da Unidade de Negócio Sertão, André de Souza, e por técnicos da empresa, constataram o funcionamento de três novas bombas do tipo “anfíbias”, que foram colocadas no lugar das bombas “centrífugas”. Elas possuem potência de 350cv e cada uma produz até 386 mil litros de água por hora.

A ETA capta o líquido diretamente no Canal do Sertão e, após tratá-lo, fornece para Delmiro Gouveia, Pariconha, Água Branca, Mata Grande, Canapi e Inhapi. Quando sai da ETA, a água precisa ser bombeada por equipamentos que ficam em estações elevatórias, em virtude do solo formado por serras e pela distância entre as cidades.

Essas estações elevatórias também receberam melhorias. Na prática, elas foram recuperadas, com reforma dos reservatórios, melhoria da estrutura física, troca dos conjuntos motobombas e automação.

“Agora tem mais água para Mata Grande, Inhapi e Canapi, por exemplo, que são cidades no final do sistema e onde tínhamos mais dificuldade para atender”, ressaltou o presidente da Companhia, Clécio Falcão. “Agora a água chega em quantidade e pressão suficientes”, emendou.

Em Inhapi, município que até então era atendido somente pelo Sistema Coletivo do Sertão, o Governo do Estado, por meio da Casal, construiu um sistema individual, que capta diretamente no Canal do Sertão. O local também foi visitado pelos diretores e técnicos da Companhia nesta quinta-feira (13).

Com esse sistema, a empresa agora oferta até 136 mil litros de água por hora para Inhapi. A adutora de água tratada possui 12,8 quilômetros de extensão, com diâmetro de 200 mm, enquanto a ETA é do tipo compacta, que realiza filtração e cloração. “Dessa forma, conseguimos diminuir a dependência de Inhapi do Sistema Coletivo, sobrando mais água para Mata Grande e Canapi”, finalizou o presidente Clécio Falcão.

Você também pode gostar desses conteúdos

Grupo Coringa deve indenizar família de funcionário morto em acidente
Interior

Justiça condena homem a 63 anos de prisão por estupro de vulneráveis em Arapiraca

por Redação
22 de junho de 2026
Água Branca deve indenizar família de adolescente autista agredido em escola
Interior

Água Branca deve indenizar família de adolescente autista agredido em escola

por Redação
11 de junho de 2026
Pilar recebe gestores de todo o Brasil e apresenta modelo de educação bilíngue que se tornou referência nacional
Interior

Pilar recebe gestores de todo o Brasil e apresenta modelo de educação bilíngue que se tornou referência nacional

por Redação
10 de junho de 2026
Renan Filho anuncia entrega dos primeiros trechos do Arco Metropolitano durante Caravana no Pilar
Interior

Renan Filho anuncia entrega dos primeiros trechos do Arco Metropolitano durante Caravana no Pilar

por Redação
8 de junho de 2026
MPAL ajuíza Ação Civil Pública para questionar contratação realizada pelo Município de Feira Grande
Interior

MPAL ajuíza Ação Civil Pública para questionar contratação realizada pelo Município de Feira Grande

por Redação
3 de junho de 2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post

Suposto namorado de Gugu entra na disputa por herança milionária

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

7 de agosto de 2025
Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

7 de agosto de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Política

O Globo repercute censuras de JHC contra a imprensa alagoana

23 de junho de 2026
Política

Banco Master: Iprev injetou R$ 117 milhões no banco de Vorcaro na gestão JHC

23 de junho de 2026
Política

Iniciativa de vereador avança com regulamentação de Pontos de Apoio para entregadores

23 de junho de 2026

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.