15 de julho de 2025
Folha de Alagoas
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
15 de julho de 2025
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
CÂMARA 1 - 728x90 (1)
CÂMARA 2 - 728x90 (1)
Redação

Redação

MPE pede que Tribunal reconsidere decisão que garante posse de conselheiros

13 de fevereiro de 2020
0

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

O Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) interpôs agravo interno, nesta quinta-feira (13), perante o Tribunal de Justiça, pedindo a reconsideração da decisão proferida nos autos da suspensão de liminar nº 080025-09.2019.8.02.0090 que trata da posse dos conselheiros tutelares do município de Maceió, eleitos em outubro de 2019.

O pedido do Ministério Público foi deferido, em parte, pelo Juízo de Direito da 28ª Vara Cível da Capital – infância e juventude que determinou imediatamente ao município de Maceió, por meio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDA) que suspendesse, por 120 dias (no caso, até abril) a posse dos novos conselheiros, mantendo a formação do Conselho Tutelar até que o mérito da ação fosse julgado.

Na primeira petição, o Ministério Público pontuou cada uma das irregularidades narradas, como também juntou documentação comprobatória, reforçando que a defesa de suspensão da posse não estava baseada em alegações genéricas como foi pontuada na decisão ora recorrida.

Para chegar a esse consenso, o Ministério Público elencou fatos considerados graves, demonstrando, enquanto fiscal do certame, a existência de fundados vícios durante o desenrolar do processo eleitoral, a manutenção da decisão proferida pela juíza a quo é providência que se impõe. Os ilícitos, pode-se reforçar e citar como exemplo, foram notados dos problemas com urnas a alteração na quantidade de votos de alguns candidatos.

Neste caso, refere-se o MPE/AL à suspensão da liminar, há risco de dano invertido, visto que o processo eleitoral sob exame visa à definição de conselheiros tutelares, cargos aos quais compete a defesa de direitos das crianças e dos adolescentes, sendo absolutamente imprescindível que sejam profissionais isentos e eleitos conforme processo devido.

No agravo, assinado pelo procurador-geral de Justiça em exercício, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, ele pede também que, caso o Tribunal de Justiça tenha postura divergente ao Ministério Público apresente o agravo em mesa para julgamento, a fim de que o plenário possa determinar a reforma da decisão, restabelecendo-se os efeitos da decisão proferida pelo Juízo da 28ª Vara Cível da Capital- infância e juventude.

“É lamentável que o presidente do TJ/AL, desembargador Tutimés Airan, reconhecido pela sua sensibilidade para com as causas sociais, tenha cassado a decisão liminar bem-lançada pela juíza da 18ª Vara Cível da capital, que suspendeu a posse dos conselheiros tutelares eleitos no último pleito, já que o Ministério Publico pontuou em seu agravo todas as irregularidades constatadas por ele quando da fiscalização levada a efeito durante todo o dia em que foi realizado. Com todo respeito ao que pensa o ilustre magistrado de segundo grau, a decisão por ele prolatada não se sustenta pelos seus próprios fundamentos, vez que restou evidente que a vontade popular foi viciada, sem esquecer da influência nefasta de políticos partidários, todos descompromissados com a causa das crianças e dos adolescentes da Capital”, ressalta o procurador-geral de Justiça em exercício.

Em dezembro de 2019, diante da constatação de irregularidades e ilegalidades ocorridas foi protocolada ação civil , por meio da 44ª Promotoria de Justiça da Capital, requerendo a anulação de todo processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar, com o propósito de haver novo pleito presidido por outra comissão eleitoral. A tutela de urgência foi deferida, na ocasião, por entender o Juízo que a posse dos novos conselheiros seria um perigo de dano ou risco eminente às crianças e adolescentes de Maceió e a medida imposta, em caráter urgente, evitaria prejuízos sérios aos munícipes.

Assessoria

Você também pode gostar desses conteúdos

Barroso responde a Trump: ‘Não há perseguição a ninguém no Brasil’
Política

Barroso responde a Trump: ‘Não há perseguição a ninguém no Brasil’

por Redação
14 de julho de 2025
Gestão JHC é denunciada ao MPF por entidades ambientais
Política

Gestão JHC é denunciada ao MPF por entidades ambientais

por Redação
14 de julho de 2025
Mendonça vai relatar ação que tenta paralisar processo sobre plano de golpe
Política

Mendonça vai relatar ação que tenta paralisar processo sobre plano de golpe

por Redação
14 de julho de 2025
Governo vai trabalhar para reverter taxação dos EUA, diz Alckmin
Política

Governo vai trabalhar para reverter taxação dos EUA, diz Alckmin

por Redação
14 de julho de 2025
Traidor: JHC, do PL, revolta bolsonaristas ao lado de Lula
Política

Traidor: JHC, do PL, revolta bolsonaristas ao lado de Lula

por Redação
12 de julho de 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post

Casal investe R$ 18 milhões no abastecimento do Sertão alagoano

Traidor: JHC, do PL, revolta bolsonaristas ao lado de Lula

Traidor: JHC, do PL, revolta bolsonaristas ao lado de Lula

12 de julho de 2025
Avenida Fernandes Lima pode ter o nome mudado por questões históricas

DPE vai à Justiça para que Braskem pague pela desvalorização imobiliária

10 de julho de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sem categoria

Cid reafirma que Bolsonaro leu minuta golpista durante reunião

14 de julho de 2025
Sem categoria

Membro de facção envolvido no Caso Maria Alice morre em operação

14 de julho de 2025
Economia

Governo Federal divulga tabela com todos os carros que terão IPI zero; confira

14 de julho de 2025

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.