Pitty partiu da Bahia natal quando idealizou o quinto e melhor álbum de estúdio da artista, Matriz, lançado em abril de 2019. Ao passar influências da vivência musical em Salvador (BA) pelo filtro do rock, a cantora e compositora deu forma a um disco revigorante que apresentou parceria de peso de Pitty com a banda BaianaSystem na música Roda (Pitty, Roberto Barreto e Russo Passapusso).
Nada mais natural, portanto, que a cantora tenha optado por fazer o registro audiovisual do show da turnê Matriz 2.0. em Salvador (BA). Realizado sob direção de Daniel Ferro em 30 de novembro, em apresentação da artista na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, o registro do show Matriz será lançado em breve pela gravadora Deck em álbum ao vivo e em plataforma de vídeo.
Na gravação ao vivo, Pitty recebeu os convidados do disco Matriz – Lazzo Matumbi e Larissa Luz, além da própria BaianaSystem – em roteiro que, além das músicas do álbum, incluiu composição do repertório do duo Agridoce (Dançando, parceria de Pitty e Martin lançada em 2011 no único álbum de estúdio da dupla de folk) entre sucessos autorais como Equalize (2003), Máscara (2003, com adesão de Larissa Luz), Teto de vidro (2003), Na sua estante (2005) e Serpente (2014).
Enquanto a gravação ao vivo do show Matriz não fica disponível na íntegra, Pitty apresenta o registro audiovisual de Roda, música também reciclada pela artista em single duplo que, além da versão original de 2019, apresenta inédito remix de Roda, feito pelo produtor musical Pupillo, baterista da Nação Zumbi.
*Mauro Ferreira/G1