Banner-728x90px-Alagoas-Inteligente_2
1017
17 de junho de 2026
Folha de Alagoas
BannerSiteContrato_SENAI_728x90px (1)
BannerSiteContrato_SENAI_728x90px (1)
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
17 de junho de 2026
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
CÂMARA 1 - 728x90 (1)
CÂMARA 2 - 728x90 (1)
Redação

Redação

Sem tratamento ou vacina, Covid-19 exige isolamento social para diminuir o contágio

14 de abril de 2020
0
Covid-19: Alagoas registra 1.091 óbitos e mais de 37 mil casos

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

O fato de a Covid-19 ser uma doença completamente nova para médicos e demais profissionais da área de saúde é só um dos vários motivos que justificam a necessidade de isolamento social para conter o coronavírus. Por isso, mesmo que o número de casos em Alagoas pareça menor em comparação com os estados vizinhos, ainda não é o momento de flexibilizar medidas como o funcionamento do comércio ou a volta às aulas nas escolas. O número relativamente baixo de casos confirmados se deve justamente ao isolamento social, o que não significa que o vírus não esteja numa circulação perigosa em Alagoas.

“A medicina já conhece os coronavírus há muito tempo, mas a doença Covid-19 que agora essa pandemia produz é totalmente desconhecida para nós. Então, no momento em que não se tem certeza de nada, a melhor recomendação é mesmo o isolamento social. Repare que isso não chega nem aos pés do que alguns países da Europa decidiram, onde simplesmente entraram em quarentena [ou lockdown, como a prática também é conhecida mundo afora]. O que há no Brasil hoje é apenas uma recomendação de que, se possível, a pessoa fique em casa”, explica o médico infectologista Marcelo Constant.

Quase unanimidade entre os médicos, a projeção de que os próximos 15 dias serão cruciais para o controle da curva epidemiológica também preocupa o infectologista. “Pela experiência vivida de outros países, eu diria que as duas próximas semanas serão vitais para que a curva de ascensão da pandemia possa diminuir aqui no Brasil. E com isso dar tempo ao sistema de saúde para se organizar, se preparar para atender as pessoas que porventura venham necessitar de hospitalização”, destaca.

Reabertura do comércio – Constant também critica aqueles que tentam forçar a reabertura do comércio e demais atividades econômicas cujos serviços estão suspensos via decreto estadual – por ora, devem seguir com restrições de funcionamento até o dia 20 de abril, próxima segunda-feira.

“A economia, se entrar em colapso, nós teremos uma oportunidade no futuro de recuperá-la. Mas a vida não. Uma vida perdida não se recupera mais nunca. Um outro detalhe é que estamos enfrentando uma doença nova, apesar de já se conhecer o vírus”, diz. “Se olharmos por um aspecto diferente, a gente vai ver que o empresariado prospera pelo trabalho anônimo de milhares de pessoas. Prosperar a economia e sacrificar vidas não é uma escolha”, completa.

Decretos

Pelo decreto publicado no dia 6 de abril pelo governador Renan Filho, os servidores públicos estaduais continuam em regime de teletrabalho até o dia 20 e os estabelecimentos comerciais permanecem fechados até esta mesma data. O atual decreto em vigor é o terceiro com medidas preventivas e de enfrentamento ao novo coronavírus – o primeiro decreto foi editado em 19 de março.

Na primeira prorrogação, o governo do Estado já havia mantido o funcionamento dos estabelecimentos e dos serviços essenciais, bem como restabeleceu as atividades industriais, de lavanderias e de oficinas mecânicas. Lojas de material de construção e de prevenção de incêndios também foram autorizadas a funcionar por meio da entrega em domicílio ou por ponto de coleta.

Foi instituído, também, o serviço de entrega conhecido como “Pegue e Leve” a restaurantes, lanchonete e estabelecimentos congêneres. Lojas e outros estabelecimentos comerciais puderam funcionar através de serviços de entrega, inclusive por aplicativo.

No último dia 6, o Governo do Estado estendeu a reabertura aos fornecedores e distribuidores dos segmentos industriais; lojas de autopeças e estabelecimentos de higienização veicular puderam voltar a operar, desde que com hora marcada e sem gerar aglomerações de pessoas; e manteve-se o funcionamento de padarias, lojas de conveniência, mercados, supermercados, minimercados, açougues, peixarias e estabelecimentos de alimentos funcionais e suplementos, sendo proibido o consumo no local.

Assessoria

Você também pode gostar desses conteúdos

Água Branca deve indenizar família de adolescente autista agredido em escola
Interior

Água Branca deve indenizar família de adolescente autista agredido em escola

por Redação
11 de junho de 2026
Pilar recebe gestores de todo o Brasil e apresenta modelo de educação bilíngue que se tornou referência nacional
Interior

Pilar recebe gestores de todo o Brasil e apresenta modelo de educação bilíngue que se tornou referência nacional

por Redação
10 de junho de 2026
Renan Filho anuncia entrega dos primeiros trechos do Arco Metropolitano durante Caravana no Pilar
Interior

Renan Filho anuncia entrega dos primeiros trechos do Arco Metropolitano durante Caravana no Pilar

por Redação
8 de junho de 2026
MPAL ajuíza Ação Civil Pública para questionar contratação realizada pelo Município de Feira Grande
Interior

MPAL ajuíza Ação Civil Pública para questionar contratação realizada pelo Município de Feira Grande

por Redação
3 de junho de 2026
Justiça condena vereador de Dois Riachos por porte ilegal de arma e ameaça
Interior

Justiça condena vereador de Dois Riachos por porte ilegal de arma e ameaça

por Redação
1 de junho de 2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post

STF mantém decisão que impede Adélio Bispo de conceder entrevistas

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

7 de agosto de 2025
Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

7 de agosto de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Geral

ASSOMAL, MPT e PMAL fortalecem parceria em benefício de crianças do Projeto Grand Cidadão

17 de junho de 2026
Saúde

Anvisa proíbe comercialização de suplemento alimentar Glamorous Fire

17 de junho de 2026
Sem categoria

EDITAL

17 de junho de 2026

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.