Banner-728x90px-Alagoas-Inteligente_2
1017
10 de fevereiro de 2026
Folha de Alagoas
BannerSiteContrato_SENAI_728x90px (1)
BannerSiteContrato_SENAI_728x90px (1)
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
10 de fevereiro de 2026
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
CÂMARA 1 - 728x90 (1)
CÂMARA 2 - 728x90 (1)
Redação

Redação

Vereadores buscam reeleição com alinhamento entres seus pares

27 de abril de 2020
0

Presidente da Câmara Municipal de Maceió, vereador Kelmann Vieira (PSDB)

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Dos 21 vereadores de Maceió apenas um não vai tentar a reeleição, Antonio Hollanda, que irá passar a missão para seu filho, Fernando Hollanda. Vale lembrar que a Câmara de Maceió aprovou o aumento no número de vereadores de 21 para 25. A emenda foi de autoria do vereador Luciano Marinho (MDB) e promulgada pelo presidente da Casa, Kelmann Vieira (Podemos).
Com o maior número de vereadores e sem as coligações partidárias, a expectativa é que o número de pré-candidatos aumente consideravelmente em 2020. Partidos que têm pré-candidatos a prefeito avançaram no sentido de atrair vereadores de mandado para suas siglas.

O MDB, por exemplo, conta com oito vereadores de mandato e visa ampliar esse número. O partido em Alagoas é comandado pelo senador Renan Calheiros (MDB), que tentará emplacar o ex-procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça, como prefeito da capital pela sigla.

O Progressistas do deputado federal Arthur Lira e do ex-senador Benedito de Lira têm três vereadores de mandado: Aparecida Augusta, Davi Davino, Fátima Santiago. Davi, o vereador com mais mandatos em Maceió, tenta lançar junto com a cúpula do Progressista, seu filho e deputado estadual, Davi Filho, como pré-candidato a prefeito na capital.

PSB teve a chapa organizada pelo vereador Francisco Sales e trouxe para o seu time Cleber Costa e Siderlane Mendonça. O PSB é comandado em Alagoas por JHC, que até aqui lidera a corrida para prefeitura, segundo as últimas pesquisas. Pessoas ligadas ao PSB garantem que o grupo de pré-candidatos e vereadores com mandado elegem pelo menos cinco nomes para Casa Mário Guimarães.

O Podemos conta com dois fies escudeiros do prefeito Rui Palmeira, o presidente da Câmara, Kelmann Vieira e Eduardo Canuto. Além de serem pretensos candidatos a reeleição, um dos dois nomes podem ser indicado para compor a chapa com Alfredo Gaspar. Basta saber se um dos dois encararão a possível missão.

O PSD conta com os vereadores José Márcio Filho e Mauro Guedes Jr. Com 25 vereadores em disputa, o partido liderado pelo deputado federal Marx Beltrão aposta na eleição de três a quatro vereadores.

Outros parlamentares que tentam suas reeleições, mas sem a composição com outros vereadores em seus respectivos partidos são: Samyr Malta (PTC) Silvania Barbosa (PRTB) e Simone Andrade (DEM).

MODELO

O fim das coligações para a disputa proporcional a partir das eleições de 2020 tirou o sono de dirigentes partidários e resultou no esvaziamento de várias legendas, que não terão candidaturas. A “janela partidária” foi até o dia três de abril. Agora ninguém entra, nem sai.

Com nova engenharia proporcional em disputa, os partidos deverão reservar a cota mínima de 30% para as mulheres. Está proibida a candidatura avulsa, ainda que a pessoa seja filiada a algum partido.

Vale salientar, apenas candidatos a prefeito poderão formar coligações com outros partidos para disputar as eleições.

LEGISLAÇÃO

Em relação às doações para as campanhas, somente pessoas físicas poderão fazê-las. As doações serão limitadas a 10% dos seus rendimentos no ano anterior à eleição.

A propaganda eleitoral será permitida somente após o dia 15 de agosto deste ano, desde que não envolva o pedido explícito de voto.

A lei não considera propaganda eleitoral antecipada o anúncio de pré-candidatura ou a exaltação pelo pré-candidato de suas qualidades pessoais.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é proibida a realização de showmício para promoção de candidatos, assim como a apresentação, remunerada ou não, de artistas com a finalidade de animar comício e reunião eleitoral.

VEREADORES E SUAS SIGLAS
MDB (8)
Ana Hora
Anivaldo da Silva, o Lobão
Antonio Hollanda
Francisco Filho
Galba Netto
Ib Breda
Luciano Marinho
Ronaldo Luz
Progressistas (3)
Aparecida Augusta
Davi Davino
Fátima Santiago
PSB (3)
Cleber Costa
Francisco Sales
Siderlane Mendonça
Podemos (2)
Eduardo Canuto
Kelmann Vieira
PSD (2)
José Márcio Filho
Mauro Guedes Jr
PTC (1)
Samyr Malta
PRTB (1)
Silvania Barbosa
DEM (1)
Simone Andrade

Você também pode gostar desses conteúdos

Defesa Civil conclui mapeamento de áreas para redução de riscos em Maceió
Sem categoria

Defesa Civil conclui mapeamento de áreas para redução de riscos em Maceió

por Redação
9 de fevereiro de 2026
Lessa fala sobre futuro político e diz que não sobe no palanque de Alfredo Gaspar
Sem categoria

Lessa fala sobre futuro político e diz que não sobe no palanque de Alfredo Gaspar

por Redação
9 de fevereiro de 2026
Polícia prende jovem e apreende adolescente por roubo em Cruz das Almas
Sem categoria

Homem armado é preso após ameaçar ex-companheira na Jatiúca

por Redação
9 de fevereiro de 2026
Carreta tomba e deixa trânsito lento na ladeira do Catolé, em Maceió
Sem categoria

Carreta tomba e deixa trânsito lento na ladeira do Catolé, em Maceió

por Redação
9 de fevereiro de 2026
Sistema que abastece Osman Loureiro passa por manutenção programada na terça-feira (10)
Sem categoria

Sistema que abastece Osman Loureiro passa por manutenção programada na terça-feira (10)

por Redação
8 de fevereiro de 2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post

Reino Unido mantém confinamento para evitar nova onda da covid-19

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

7 de agosto de 2025
Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

7 de agosto de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Geral

Professor da Ufal é encontrado morto em Arapiraca; instituição lamenta

9 de fevereiro de 2026
Política

Motta encaminha à CCJ proposta que prevê o fim da escala 6×1

9 de fevereiro de 2026
Detran AL

Detran Alagoas promove leilão com 613 veículos conservados

9 de fevereiro de 2026

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.