Banner-728x90px-Alagoas-Inteligente_2
1017
25 de junho de 2026
Folha de Alagoas
BannerSiteContrato_SENAI_728x90px (1)
BannerSiteContrato_SENAI_728x90px (1)
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
25 de junho de 2026
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
CÂMARA 1 - 728x90 (1)
CÂMARA 2 - 728x90 (1)
Redação

Redação

Deputada Jó Pereira apela para votação urgente do novo Fundeb

10 de julho de 2020
0
Deputada Jó Pereira apela para votação urgente do novo Fundeb
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Destacando a importância do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para todo o país, especialmente para Alagoas e o Nordeste, a deputada estadual Jó Pereira pediu o apoio da bancada federal em defesa da aprovação urgente da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15/15, que institui o Fundeb permanente, e elencou os pontos principais a serem observados pelos senadores e deputados federais ao analisarem a proposta.

A deputada – que tem na educação um dos principais focos de sua atuação parlamentar – participou, nesta sexta-feira (10), do ato virtual promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) em defesa do novo Fundeb. Temporário, o Fundo criado em 2006 será extinto no dia 31 dezembro deste ano, caso não seja votada uma nova regulamentação.

“Avançamos muito depois do antigo Fundef, hoje Fundeb, que tem sido o principal mecanismo de financiamento da educação básica na história do Brasil e precisa de atenção especial de todos, principalmente da bancada federal. Precisamos contribuir e cobrar do Congresso Nacional não apenas a aprovação da PEC, mas a melhoria do mecanismo de financiamento atual, com um patamar mínimo de investimento para garantir a qualidade e a universalização da educação pública”, defendeu Jó.

O posicionamento da parlamentar foi compartilhado pelos demais participantes do ato, entre eles o senador Rodrigo Cunha; os deputados federais Marx Beltrão e Tereza Nelma; o deputado estadual Marcelo Beltrão (presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa); Laura Souza (secretária de estado de Educação); prefeita Pauline Pereira (presidente da AMA); Consuelo Correia (presidente do Sinteal); Luiz Miguel Martins (presidente da Undime); Rubens Araújo (presidente da Undime-AL); José Neilton Nunes (Undime-AL); Humberto Gonzaga (presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação); Marly Vidinha (UNCME); além de diversos representantes da educação em geral, professores e funcionários de escolas.

Mudanças necessárias
Frisando a necessidade da urgência na votação da PEC, Jó Pereira elencou alguns pontos a serem considerados pelos parlamentares federais ao analisarem a proposta, entre eles: a instituição do Fundeb permanente, inserido na Constituição; aumento real na complementação da União, com recursos novos; e ajustes na forma de distribuição dos recursos, para que municípios mais pobres recebem maior financiamento, e nos critérios para essa divisão, a fim de não aprofundar a desigualdade entre as redes de ensino, principalmente nos municípios que amargam um subfinanciamento crônico da educação.

Ela pontuou também que os municípios alagoanos dependem substancialmente do Fundeb para a educação básica e lembrou que, antes da criação do Fundo, não havia política de valorização profissional, as escolas sofriam sem infraestrutura e não era possível sequer pensar em universalizar a educação, quiçá pensar em ensino de qualidade.

“Educação é o motor propulsor da nossa transformação e nenhum país evoluiu sem que desenvolvimento tenha ocorrido por meio da educação. O momento de crise, da pandemia, não é justificativa para deixar o financiamento da educação pra depois, inclusive porque a pandemia tem afetado diretamente a educação e isso muito me preocupa. Nossa desigualdade será ainda maior no pós-pandemia, porque hoje, bem ou mal, os estudantes da rede privada têm tido acesso a aulas virtuais, e a rede pública está enfrentando muita dificuldade. A educação precisa refletir nas decisões que serão tomadas em momentos difíceis, como esse, se quisermos vencer a triste realidade da desigualdade, que assola principalmente o Nordeste, principalmente Alagoas”, analisou Jó.

Nas considerações finais, a parlamentar elogiou a iniciativa da Undime em organizar o ato e voltou a destacar que, nesse momento de pandemia e crise na educação, a grande tarefa do Congresso é votar o mais rápido possível o fundeb, “para que ele seja permanente, garantido constitucionalmente e que os parlamentares levem em consideração os pontos que levantamos aqui”.

Assessoria

Você também pode gostar desses conteúdos

Luciano Barbosa destaca trabalho de Paulo Dantas e legado de Renan Filho por Arapiraca
Política

Luciano Barbosa destaca trabalho de Paulo Dantas e legado de Renan Filho por Arapiraca

por Redação
25 de junho de 2026
Senador anuncia início dos testes do VLT de Arapiraca
Política

Senador anuncia início dos testes do VLT de Arapiraca

por Redação
24 de junho de 2026
Senador assume compromisso com nova orla e obras contra alagamentos em Paripueira
Política

Senador assume compromisso com nova orla e obras contra alagamentos em Paripueira

por Redação
24 de junho de 2026
Ao ICL Notícias, jornalista relata cerco judicial promovido por JHC contra a imprensa
Política

Ao ICL Notícias, jornalista relata cerco judicial promovido por JHC contra a imprensa

por Redação
24 de junho de 2026
Joaldo Cavalcante escreve: Jornalismo e assédio judicial
Política

Joaldo Cavalcante escreve: Jornalismo e assédio judicial

por Redação
24 de junho de 2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post
Edição nº 82 – 12 a 18 de Junho de 2020

Edição nº 83 - 10 a 16 de Julho de 2020

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

7 de agosto de 2025
Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

7 de agosto de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sem categoria

Réus no caso da esteticista Cláudia Pollyanne seguem presos e serão ouvidos em nova audiência

25 de junho de 2026
Sem categoria

Sicredi Expansão realiza Meia Maratona Coop em meio ao crescimento da corrida de rua no Brasil

25 de junho de 2026
Sem categoria

Mudanças no direito previdenciário impactam aposentadorias, pensões por feminicídio e regras do BPC

25 de junho de 2026

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.