Redação
Na coletiva de apresentação do balanço epidemiológico da Covid-19, o governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), anunciou que todo o Estado avança, a partir da próxima segunda-feira (28), para a fase azul do Plano de Distanciamento Social Controlado. Com isso, o interior se iguala à situação de Maceió.
A redução no número de novos casos e óbitos permite o avanço gradual de fase no interior. O Governo do Estado, no entanto, julga que ainda não é 100% seguro a passagem para a Fase Verde na capital.
Diante do avanço, os serviços já em funcionamento na capital, como do Detran e do Instituto de Identificação, serão reabertos para a população interiorana.
O chefe do executivo também disse que, até sexta-feira (25), será definido um protocolo para a liberação de eventos, a exemplo dos casamentos, desde que se respeite um número limitado de pessoas, além das normas sanitárias.
Contudo, cinemas, museus e teatros seguirão fechados.
Renan Filho reforçou a importância do cumprimento das medidas de higiene e de distanciamento social, tanto para quem já teve a doença, quanto para quem ainda não se contaminou.
Educação
“Em linhas gerais, vamos retomar primeiro a educação de adultos, como o ensino superior, cursos profissionalizantes, cursinhos pré-vestibulares, cursos de línguas e outros específicos que tem um número menor de estudantes. Nós estamos avaliando o plano apresentado pelos estabelecimentos privados e tambem quando se dará o retorno da rede estadual”, frisou Renan Filho. Já o ensino básico, como infantil e fundamental, que envolve crianças, será o último a ser restabelecido.
Após a avaliação, também foi dito que cada município, em acordo com o estado, terá autonomia para decidir sobre a data do retorno das aulas.