Guilherme Carvalho Filho – Repórter
Professores da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), situada em Arapiraca, estão na expectativa pela implantação do Regime de Trabalho de Dedicação Exclusiva, que deve acontecer no dia 1° de dezembro. Os docentes foram selecionados por meio de edital interno. no ano passado, com a concessão já publicada no Diário Oficial. Mas, até o momento, enfrentam a morosidade da consolidação do ato pelo Governo do Estado.
Diversos professores, como forma de atender aos requisitos exigidos por esse regime de trabalho, pediram demissão ou exoneração de seus vínculos profissionais anteriores. Todavia, com a não implantação pelo Governo, enfrentam situação dramática com drástica redução salarial, sobretudo quando em tempos de pandemia tem tambem ocorrido elevação do custo de vida.
“O Regime de Dedicação Exclusiva foi, em nossa opinião, uma conquista de toda a sociedade alagoana. Uma Universidade Estadual que tem 1/3 de seus docentes com este regime de trabalho é uma Universidade mais forte. Em relação às dificuldades no processo de implantação, o coletivo dos docentes aprovados no processo seletivo celebrou junto com o Governo do Estado a implantação da DE para o próximo dia 1°”, disse Nalfran Modesto Benvinda, professor adjunto da universidade.
“Este não é um processo simples, pois muitos de nós, por força da legislação, tivemos que deixar outros trabalhos, mas estamos contentes e na expectativa do cumprimento do acordo com o governo”, completou o docente.