Consórcio Folha de Alagoas/Melhor Notícia
Na coletiva após a divulgação do resultado, o novo prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC (PSB), fez seu pronunciamento da vitória na noite deste domingo (29). Sorridente, ele falou que essa eleição representa “um novo sonho para Maceió”.
Ao lado do vice-prefeito eleito Ronaldo Lessa, que já foi governador e prefeito, JHC esteve num hotel da capital. Com 100% das urnas apuradas, a vitória do filiado do PSB foi determinada com 222.147 votos, que, em porcentagem, representa 58,64% dos votos válidos.
JHC venceu o candidato da situação, Alfredo Gaspar (MDB), apoiado por Renan Filho (MDB) e Rui Palmeira (Sem Partido). No hotel, ainda estavam presentes o deputado Davi Maia (DEM) e o vereador mais votado no último dia 15, o delegado Fábio Costa, também do PSB.
Sobre as primeiras atitudes que vai fazer como prefeito da capital, o deputado federal voltou a citar os contratos existentes na prefeitura, os quais ele classificou como absurdos e disse que pretende fazer uma auditoria, para tentar economizar cerca de R$ 60 milhões.
JHC também prometeu concursos públicos, como para a Guarda Municipal. Também mencionou o déficit de médicos nos postos e hospitais municipais. Ainda na área da saúde, o novo prefeito deseja que as unidades de saúde passem a atender até às 21 horas.
Uma de suas propostas principais durante a campanha foi a questão do problema do transporte público. JHC prometeu enfrentar o que ele classificou como “máfia do transporte público”, fazendo auditorias do contrato. Além disso, o deputado federal cogitou a possibilidade de diminuição do valor da passagem.
Por outro lado, com tantos apoios, a exemplo do senador Rodrigo Cunha e do próprio vice Ronaldo Lessa, JHC não quis abordar nada relacionado às eleições de 2022.
“A vinda do JHC é a esperança que a população tem de uma nova forma de governar”, afirmou Ronaldo Lessa, em breve contato com a imprensa.
Gravidez
Durante o pronunciamento, JHC anunciou que sua esposa está grávida, o que representa mais uma vitória na vida do novo prefeito, conforme ele disse.