Redação
O governador Renan Filho (MDB) fez uma série de anúncios visando o ano de 2021. Ele afirmou, nesta segunda-feira (21), que a situação da educação está inviável e pelo menos 30% na rede pública e 50% na rede privada devem retornar em 21 de janeiro.
Foi divulgado, também, que o viaduto da antiga Polícia Rodoviária Federal (PRF), que vem causando transtornos para a população ao longo da construção, vai ser inaugurado na quarta-feira (23).
Questionado sobre o saneamento básico, Renan Filho disse que “O Estado pretende conceder a Casal. Já fizemos em Maceió e pretendemos no interior”. Com a BRK Ambiental assumindo a Região Metropolitana de Maceió, o leilão para blocos no interior acontecerá em breve e a base da concessão será a oferta da menor tarifa à população.
No campo do turismo, o governador revelou que as obras do aeroporto da cidade de Maragogi devem começar em 5 de janeiro. Assim como o aeroporto de Arapiraca e a continuação das duplicações e melhorias nas rodovias estarão em pauta para o próximo ano.
Sobre os salários aos servidores públicos, ainda na gestão, o chefe do Executivo quer antecipar o pagamento dos salários dentro do mês e não mais no inicio do mês seguinte, entre dia 5 e 10 como é atualmente. Renan Filho, por fim, também reforçou a necessidade de se fazer concursos públicos para várias áreas.
Novo programa
O Governo de Alagoas revelou que vai implantar um programa para a redução da extrema pobreza. Uma bolsa de R$ 100 deve ser paga a famílias de baixa renda e que tenham crianças até cinco anos. Renan Filho ressaltou, porém, que diferente do Bolsa Família, a quantia de R$ 100 não considerará a quantidade de filhos, para não estimular a natalidade.