Redação
Mais nove pessoas faleceram em Alagoas por complicações causadas pela Covid-19 nas últimas 24 horas. Quatro vítimas moravam em Maceió, enquanto outras cinco no interior do estado. Todas tinham acima de 57 anos. O Boletim desta segunda-feira (25) confirma, ainda, mais 667 novos casos da doença.
Existem, ademais, 7.894 pessoas com suspeita de contaminação, a espera de resultados laboratoriais. Entre os que já receberam o diagnóstico positivo, 2.213 se encontram em isolamento domiciliar. Por outro lado, 109.577 pacientes já finalizaram o período de isolamento, não apresentam mais sintomas e, portanto, estão recuperados da doença.
Dos 667 novos casos informados nesta segunda-feira (25), o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) esclarece que 487 deles se referem ao ano passado, uma vez que os municípios encerram as investigações dos casos pendentes, com base no Guia de Vigilância Epidemiológica Covid-19. Isso porque, conforme determinação do Ministério da Saúde (MS), há a necessidade de encerramento dos casos notificados como suspeitos no ano anterior e da digitação dos mesmos no programa e-SUS Notifica.
Total de mortes e casos desde o começo da pandemia – Alagoas tem 114.836 casos da Covid-19 e 2.692 óbitos
Sobre os óbitos
As vítimas de Maceió eram três homens de 57, 62 e 66 anos e uma mulher de 80 anos.
O homem de 57 anos tinha doença cardiovascular e morreu em seu domicílio, em Maceió; o homem de 62 anos não tinha comorbidades e morreu no Hospital Veredas, em Maceió; o homem de 66 anos era hipertenso, diabético e morreu no Hospital da Mulher (HM), em Maceió; e a mulher de 80 anos tinha doença respiratória crônica e morreu no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió.
Em relação às vítimas que residiam no interior do Estado, eram duas mulheres de 71 anos cada uma e três homens de 79, 90 e 91 anos.
Uma mulher de 71 anos, residia em São Sebastião, era hipertensa, diabética, obesa e morreu no Hospital Regional de Arapiraca; a outra mulher de 71 anos, morava em Cajueiro, era diabética, hipertensa e morreu no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió; o homem de 79 anos, morava em Taquarana, era hipertenso e morreu no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca; o homem de 90 anos, residia em Delmiro Gouveia, não tinha comorbidades e morreu também no HEA, em Arapiraca; e o homem de 91 anos, morava em Arapiraca, era hipertenso e morreu no Hospital Arthur Ramos, em Maceió.
Acerca dos leitos de Covid-19
Dos 728 leitos criados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para atender, exclusivamente, pacientes com suspeita e confirmação de infecção pelo novo coronavírus, 320 estavam ocupados até a última atualização, o que corresponde a 44% do total. Atualmente, 120 pacientes estão em leitos de UTI, 05 ocupando leitos intermediários e 195 em leitos de enfermaria.
com Sesau