Guilherme Carvalho Filho – Folha/MN*
A Câmara dos Deputados aprovou, nessa quarta-feira (10), o projeto que prevê autonomia para o Banco Central. O texto segue para sanção presidencial.
A votação ocorreu um dia após ter sido aprovada a urgência do projeto. Em um primeiro momento da sessão, os deputados aprovaram o texto-base por 339 votos a 114. Depois, analisaram os destaques, trechos que visavam modificar a redação principal. Todos foram rejeitados.
A ideia do projeto é que, não podendo a diretoria da instituição ser demitida por eventualmente subir os juros, a atuação seja exclusivamente técnica, focada no combate à inflação.
A autonomia do Banco Central é debatida no Congresso desde 1991, e o projeto aprovado entrou na lista de pautas prioritárias do governo, entregue pelo presidente Jair Bolsonaro aos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).
Confira como votaram os deputados alagoanos:
Paulão (PT) e a deputada Tereza Nelma (PSDB) votaram contra o projeto. Marx Beltrão (PSD), Nivaldo Albuquerque (PTD), Pedro Vilela (PSDB) e Severino Pessoa (Republicanos) votaram a favor.
Isnaldo Bulhões Jr (MDB) e Sergio Toledo (PL) estavam ausentes. O deputado alagoano Arthur Lira (Progressistas), presidente da Câmara, não votou.
*Com G1