Redação
Com o avanço da pandemia no Brasil e em Alagoas, as prefeituras das cidades de Marechal Deodoro e Maragogi decidiram endurecer as medidas de combate à disseminação do coronavírus.
Na cidade turística de Maragogi, o prefeito Sérgio Lira afirmou que o município está regredindo de fase, anunciando a redução de clientes permitidos em hotéis, pousadas e estabelecimentos comerciais. Os hostels, porém, devem ficar fechados neste momento.
Em Marechal, o prefeito Cacau decidiu seguir recomendação do Ministério Público de Alagoas (MPAL) e adotou novas ações válidas por 15 dias.
Para ele, este é um momento de união para que o município não venha a tomar medidas mais restritivas. “A nossa intenção não é punir ninguém, nossa intenção é prevenir e realizar ações para que possamos passar por este momento difícil e que tratando de forma preventiva não venhamos a tomar medidas mais severas”, disse o prefeito.
Veja como fica a situação dos estabelecimentos e serviços em Marechal Deodoro:
Para bares e restaurantes, o horário de funcionamento será limitado até às 22h, atendendo capacidade máxima de 50%. Continuará a obrigatoriedade de máscaras para circulação e disponibilização de álcool nas entradas. Com relação as atrações artísticas, serão mantidos os shows ao vivo, entretanto, os clientes deverão permanecer sentados, sendo proibido levantar para dançar.
Nas academias, os alunos deverão frequentar o espaço em horário marcado. Nas igrejas, a capacidade será diminuídas para 50% de ocupações, com cultos e solenidades de uma hora, no máximo. Além disso, permanecem a disponibilização de álcool nas entradas e verificação de temperatura. Quadras, ginásios esportivos e campos de futebol deverão ser fechados, ficando assim proibida a prática de esportes durante a primeira quinzena.
No comércio, permanece a obrigatoriedade do uso das máscaras e álcool nas entradas, além do controle de pessoas, evitando aglomerações.
Aos transportes complementares, em especificadamente micro-ônibus, foi imposto a ocupação máxima dos assentos e somente sete pessoas em pé, com o máximo de distanciamento possível. Os cobradores deverão portar borrifadores com álcool, permitir somente a entrada de pessoas com máscara de proteção e circulação dos veículos somente com os vidros abertos.
Além disso, o município garantiu a realização de mais uma ação de testagem de todos os motoristas, taxistas e cobradores, assim como a higienização de todos veículos.
Centro de Triagem
O município de Marechal Deodoro também reativará o Centro de Triagem de Covid-19 nos canais, garantindo a testagem e reforçando os cuidados para com a saúde da população deodorense. Também voltarão a ser realizadas as barreiras sanitárias nos locais de maior circulação de turistas e visitantes, como a Praia do Francês, Massagueira, Barra Nova e Ilha de Santa Rita. No local, serão verificadas a temperatura dos visitantes e a utilização das máscaras de proteção.
Fiscalização
Enquanto a fiscalização, a Prefeitura de Marechal Deodoro irá se reunir aos órgãos competentes para reforçar as ações, além de dar jurisdição a alguns outros órgãos fiscalizatórios, como o Meio Ambiente, para que tenham autoridade de também abordar os infratores as medidas de enfrentamento a pandemia.
Os estabelecimentos que infringirem o decreto, responderão pelos atos, além de receber uma multa de acordo com a gravidade do ato acometido.
com assessoria














