3 de setembro de 2025
Folha de Alagoas
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
3 de setembro de 2025
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
CÂMARA 1 - 728x90 (1)
CÂMARA 2 - 728x90 (1)
Redação

Redação

Bancos terão de fechar 30% das agências em até 3 anos para manter rentabilidade, diz estudo

12 de março de 2021
0

Foto: Ilustração-Internet

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Os cinco maiores bancos brasileiros, com quase R$ 8 trilhões de ativos em mãos, precisam enxugar 30% de sua rede de agências físicas em no máximo três anos, aponta estudo exclusivo feito pela consultoria alemã Roland Berger. Isso significa fechar as portas de cerca de 5 mil unidades de alvenaria, de um total de 16.704, somados Banco do Brasil, Bradesco, Itaú Unibanco, Santander Brasil e Caixa Econômica Federal, conforme dados do Banco Central do fim de fevereiro.

O fechamento de agências resulta da pressão por corte de custos e eficiência diante do ‘novo normal’ do sistema financeiro, de acordo com a Roland Berger. Se antes essa já era uma realidade com a multiplicação de fintechs, com a pandemia, que acelerou o processo de digitalização dos brasileiros, só fez crescer.

“Os bancos brasileiros vão precisar encerrar pelo menos 30% de suas agências no curto prazo, no máximo, em dois anos. Estamos falando de 5 mil agências dos 5 maiores bancos”, afirma o presidente da consultoria alemã Roland Berger, Antônio Bernardo, em entrevista ao Estadão/Broadcast.

De acordo com ele, a mudança de comportamento dos clientes a reboque da covid-19 coloca a rentabilidade dos bancos brasileiros, ainda elevada frente aos pares internacionais, na berlinda. O retorno sob o patrimônio líquido (ROE, na sigla em inglês) já foi afetado com o aumento das provisões para devedores duvidosos, as chamadas PDDs, reforçadas para fazer frente à inadimplência.

Apesar disso, a rentabilidade dos bancos brasileiros ainda é considerada elevada, na visão da Roland Berger. “Se os bancos brasileiros não se transformarem – e as agências são só uma das mudanças -, a rentabilidade vai baixar mais, ficando menos atrativos para investidores”, diz Bernardo.

Nesse sentido, a busca por eficiência no universo bancário, segundo a consultoria alemã, não consiste em apenas cortar custos e despesas, com o fechamento de agências bancárias. A Roland Berger vê a necessidade de uma reestruturação completa da dinâmica do relacionamento com os clientes.

“A pandemia mudou muito o comportamento de compra dos clientes. Na realidade, o que a gente vê são clientes muito mais digitais. Os bancos, especialmente os grandes, têm de fazer em seis meses o que pensavam em 6 anos”, avalia o presidente da consultoria alemã Roland Berger, Antônio Bernardo, em entrevista ao Estadão/Broadcast.

Para o especialista, a comparação internacional mostra que as estruturas de agências no Brasil têm muito espaço para otimização. Para se ter ideia, o Bradesco tem mais da metade do número de agências do BNP Paribas, maior banco da União Europeia, conforme a consultoria.

Esse processo no Brasil muda, porém, de um banco para o outro. O Santander Brasil, por exemplo, tem menos agências que seus rivais. Somava 2.710 unidades físicas ao fim de fevereiro, ante 3.391 do Bradesco, segundo o BC. O próprio presidente do espanhol, Sergio Rial, diz que o banco não é um “tema de infraestrutura física” no Brasil.

Os bancos já têm capitaneado uma repaginação de suas agências no País, em um processo que vai da redução de algumas unidades à especialização de outras, com foco em segmentos específicos. Esse movimento, contudo, ainda é muito lento, na opinião de Bernardo, da Roland Berger. Não é só o fechamento, diz, mas a transformação da rede de alvenaria, que terá de ter unidades grandes, no estilo de lojas da Apple, automáticas, e outras com uma pegada mais de consultoria, voltada a investimentos, créditos mais complexos.

“A gente vê esse movimento bem lento. Na realidade, poderia ser um pouco mais acelerado e sempre sob a ótica da omnicalidade [integração de todos os canais de contato disponíveis]”, afirma. “Não interessa onde o cliente é atendido. Ele sempre tem de ser atendido da mesma forma”.

Estadão

Você também pode gostar desses conteúdos

Concurso 2.909 da Mega não tem acertador e prêmio vai a R$ 33 milhões
Economia

Concurso 2.909 da Mega não tem acertador e prêmio vai a R$ 33 milhões

por Redação
3 de setembro de 2025
PIB cresce 0,4% no segundo trimestre, aponta IBGE
Economia

PIB cresce 0,4% no segundo trimestre, aponta IBGE

por Redação
2 de setembro de 2025
Empresas alagoanas são selecionadas para o Global Voices, evento exclusivo da CNC
Economia

Empresas alagoanas são selecionadas para o Global Voices, evento exclusivo da CNC

por Redação
1 de setembro de 2025
Mercado diminui projeção da inflação pela sexta semana consecutiva
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,85%

por Redação
1 de setembro de 2025
Orçamento de 2026 estima crescimento de 2,44% para economia
Economia

Orçamento de 2026 estima crescimento de 2,44% para economia

por Redação
31 de agosto de 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post

Desenvolve libera linha de crédito a partir de segunda (15) para empresários afetados pela pandemia

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

7 de agosto de 2025
Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

7 de agosto de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sem categoria

Relatório aponta risco geológico grave nos Flexais e cobra revisão do mapa da Defesa Civil

3 de setembro de 2025
Sem categoria

Delegada Ana Luiza nogueira explica os cinco tipos de violência contra a mulher

3 de setembro de 2025
Sem categoria

Pesquisa mostra liderança de JHC diante de Renan Filho na Grande Maceió

3 de setembro de 2025

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.