Banner-728x90px-Alagoas-Inteligente_2
1017
15 de janeiro de 2026
Folha de Alagoas
BannerSiteContrato_SENAI_728x90px (1)
BannerSiteContrato_SENAI_728x90px (1)
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
15 de janeiro de 2026
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
CÂMARA 1 - 728x90 (1)
CÂMARA 2 - 728x90 (1)
Redação

Redação

Senadores dizem que vão ao STF pedir impeachment de Ernesto Araújo

29 de março de 2021
0

Arquivo

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Os senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP) disseram que vão enviar para o Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido pelo impeachment do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

Ao blog, Randolfe relatou ainda que mais senadores vão subscrever o pedido.

“Esse pedido de impeachment do chanceler Ernesto Araújo será apresentado junto ao STF. É a instituição que tem a competência para julgar crimes de responsabilidade de ministros de Estado. Vários senadores já estão subscrevendo esse pedido, diante da gravidade dos atos de Ernesto Araújo”, disse o senador.

A pressão do meio político para Ernesto deixar o cargo cresce a cada dia. No Congresso, a visão é de que o ministro falha na atuação para trazer vacinas contra a Covid-19 para o Brasil, mas não só isso. A postura dele de embate com países como a China é considerada prejudicial para as exportações brasileiras e para o investimento estrangeiro no país.

“No Brasil, o atual chanceler não só não atuou diligentemente para representar o país nos fóruns internacionais em que era necessário o seu empenho para conseguir referidas vacinas e insumos na quantidade e tempo desejados, como criou obstáculos com um importante parceiro fornecedor. A China, aliada do Instituto Butantan na produção da CoronaVac, foi objeto de críticas e ironias dirigidas pelo denunciado, que não cansou de se referir à Covid-19 como ‘comunavírus’ e ‘vírus chinês'”, afirmam os senadores no pedido.

O texto a ser enviado ao STF aponta ainda que a gestão de Ernesto isolou o Brasil no cenário internacional.

“Contrariando a grande tradição diplomática brasileira, o atual chanceler elegeu uma ideologia própria a pretexto – acredite-se ou não – de combater outras ideologias que julga menos nobres que a aquela por ele defendida. Com esse intuito, alcançou o feito de isolar o país no panorama internacional.”
O pedido afirma que a conduta de Ernesto pode ser encaixada nas definições de crime de responsabilidade previstas na lei. Uma das citadas pelo pedido é a do artigo 5º da lei 1079 de 1950: “cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade”.

Atrito com parlamentares
Nos últimos dias, deputados e senadores explicitaram veementemente a insatisfação com Ernesto.

Em uma reunião no Palácio do Alvorada na quarta-feira (24), da qual participaram ministros, chefes de poderes e o presidente Jair Bolsonaro, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) cobrou do ministro das Relações Exteriores uma ação mais efetiva na busca por vacinas.

Mais tarde, no mesmo dia, em uma sessão da qual participava no Senado, Ernesto ouviu de vários senadores o pedido expresso para que deixasse o cargo.

O mais recente episódio nessa escalada do desgaste foi uma postagem do ministro nas redes sociais sobre a senadora Kátia Abreu (PP-TO), presidente da comissão de relações exteriores do Senado. Ernesto alegou que, em um almoço no início de março, a senadora lhe disse que ele se tornaria o “rei do Senado” se fizesse um gesto em relação ao 5G, mas que não fez “gesto algum”.

A declaração de Ernesto foi vista como desespero por senadores, uma tentativa de tirar o foco da pressão por sua demissão.

Kátia Abreu respondeu a postagem do ministro e disse que é “uma violência resumir três horas de um encontro institucional a um tuíte que falta com a verdade”.

Vários senadores prestaram solidariedade a Kátia Abreu, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), criticou a fala de Ernesto, a qual chamou de “cortina de fumaça”

G1

Você também pode gostar desses conteúdos

Ministério Público investiga gestão da Ilumina e cargos na Câmara de Maceió
Política

Ministério Público investiga gestão da Ilumina e cargos na Câmara de Maceió

por Redação
14 de janeiro de 2026
Ouro Branco: obra investigada pela PF recebeu R$ 13 mi em emendas de Lira
Política

Ouro Branco: obra investigada pela PF recebeu R$ 13 mi em emendas de Lira

por Redação
14 de janeiro de 2026
Bolsonaro só poderá voltar às urnas aos 105 anos, em 2060
Política

PF atende Bolsonaro e desliga central de ar-condicionado durante a noite

por Redação
14 de janeiro de 2026
PF faz buscas contra Daniel Vorcaro na 2ª fase da Compliance Zero
Política

PF faz buscas contra Daniel Vorcaro na 2ª fase da Compliance Zero

por Redação
14 de janeiro de 2026
Moraes nega mais um recurso de Bolsonaro contra condenação por golpe
Política

Moraes nega mais um recurso de Bolsonaro contra condenação por golpe

por Redação
13 de janeiro de 2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post
Agências do INSS retomam atendimento presencial a partir de hoje

Agências do INSS não abrirão onde feriados foram antecipados

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

7 de agosto de 2025
Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

7 de agosto de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Geral

Idosa é morta por engano dentro da própria residência em Rio Largo

14 de janeiro de 2026
Geral

Sequência da operação da PF ‘Compliance’ deve chegar ao Iprev Maceió

14 de janeiro de 2026
Esporte

Liga Alagoana de Jiu-Jitsu divulga calendário oficial da temporada 2026

14 de janeiro de 2026

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.