Banner-728x90px-Alagoas-Inteligente_2
1017
27 de junho de 2026
Folha de Alagoas
BannerSiteContrato_SENAI_728x90px (1)
BannerSiteContrato_SENAI_728x90px (1)
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
27 de junho de 2026
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
CÂMARA 1 - 728x90 (1)
CÂMARA 2 - 728x90 (1)
Redação

Redação

Rodoviários e empresários avançam em negociação e acordo pode ser firmado na próxima terça

16 de abril de 2021
0

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Redação

Em mais uma audiência de conciliação, os rodoviários se aproximaram de um acordo com os empresários para resolver o impasse sobre o valor do ticket alimentação, além dos débitos de meses anteriores. Segundo a proposta apresentada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), o valor para o ticket ficaria em R$ 350, e não mais em R$ 200 como vem sendo pago. Anteriormente, porém, o benefício era de R$ 500.

Com as tratativas aceitas, os ajustes dos termos de acordo estão sendo ajustados entre os sindicatos das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Maceió (Sinturb/Mac) e dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Alagoas (Sinttro/AL), que podem finalizar a conciliação na próxima terça-feira (20).

A tendência é que as partes procedam aos ajustes finais e confirmem a conciliação. O Sinttro concordou com a redução do ticket desde que o valor de R$ 350,00 não fosse pago em função dos dias trabalhados. Pelos termos propostos, só poderá haver desconto se o trabalhador faltar ao serviço por motivo injustificado.

Quanto aos afastamentos por licença média, somente não haverá desconto se o problema de saúde for relacionado à covid-19. Dessa forma, o empregado poderá se afastar por três dias nos casos meramente suspeitos, sem que haja nenhuma dedução e, se confirmada a enfermidade, será abonado pelo período de dez dias necessários a sua recuperação.

Também foi ajustado que o pagamento do débito do ticket referente aos meses de janeiro, fevereiro e março deverá ser feito em cinco parcelas, sendo que a primeira deverá ser quitada 72 horas após a Prefeitura de Maceió fazer o repasse do pagamento do subsídio às empresas. Quanto à quitação das parcelas atrasadas do Plano de Saúde, o Sinturb irá participar do processo de negociação e a proposta é dividi-las em dez vezes.

O acordo só não foi firmado na audiência porque ainda há duas pendências que dependem do município de Maceió: a confirmação do repasse do subsídio às empresas, bem como a autorização por parte da Prefeitura para que os empresários possam postergar o pagamento da parcela do ISS que se vencerá neste mês de abril. Caso esses pontos sejam confirmados pela Prefeitura, a ação deverá ser extinta.

Liminar
A ação de dissídio coletivo de greve (DC nº 0000081-61.2021.5.19.0000) foi ajuizada pelo Sinturb no último dia 5 de abril, com pedido de declaração de ilegalidade da paralisação, prevista para ter início na manhã do dia seguinte. No mesmo dia, o desembargador Marcelo Vieira, presidente do TRT/AL, deferiu liminar na qual considerou a paralisação abusiva e determinou que fosse garantida a circulação de 100% da frota de ônibus em Maceió.

Desde então foi iniciado o processo de negociação, com audiências realizadas pela Justiça do Trabalho nos dias 8, 13 e 15 de abril.

com TRT-AL

Você também pode gostar desses conteúdos

Diferença salarial entre gênero é menor em entidades sem fim lucrativo
Geral

Diferença salarial entre gênero é menor em entidades sem fim lucrativo

por Redação
27 de junho de 2026
Tecnologia favorece descarte adequado de grandes eletrodomésticos
Geral

Tecnologia favorece descarte adequado de grandes eletrodomésticos

por Redação
27 de junho de 2026
Receita passa a publicar lista de devedores contumazes
Geral

Receita passa a publicar lista de devedores contumazes

por Redação
27 de junho de 2026
Homem é preso após reconhecimento facial no São João de Maceió
Geral

Homem é preso após reconhecimento facial no São João de Maceió

por Redação
26 de junho de 2026
Itamaraty confirma morte de 2 brasileiros nos terremotos da Venezuela
Geral

Itamaraty confirma morte de 2 brasileiros nos terremotos da Venezuela

por Redação
26 de junho de 2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post

Ministério da Educação divulga hoje resultado do Sisu 2021

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

7 de agosto de 2025
Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

7 de agosto de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Geral

Diferença salarial entre gênero é menor em entidades sem fim lucrativo

27 de junho de 2026
Geral

Tecnologia favorece descarte adequado de grandes eletrodomésticos

27 de junho de 2026
Geral

Receita passa a publicar lista de devedores contumazes

27 de junho de 2026

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.